Estudos Clássicos

Objectivos

O Mestrado em Estudos Clássicos tem como objetivos: oferecer conhecimentos das línguas e culturas clássicas; desenvolver competências, tanto para interpretar fontes clássicas, medievais e renascentistas no contexto adequado, como para compreender o processo de construção conceptual do mundo contemporâneo. Entre as competências fundamentais a adquirir estão: a capacidade de análise crítica, de produção de juízos de avaliação e de argumentos coerentes, de realização de trabalho autónomo e de resolução de problemas. O curso serve de complemento a uma formação de primeiro ciclo (em Estudos Clássicos, ou outra) e prepara os estudantes para a investigação avançada desenvolvida em Centros de Investigação, nacionais ou internacionais. O Mestrado em Estudos Clássicos, incidindo sobre uma das mais antigas áreas dos Estudos Literários e sendo objeto prioritário para os estudos comparatistas, para os estudos de receção e para estudos culturais, corresponde perfeitamente ao que nos estatutos da Universidade se descreve como “a criação de um espaço de formação dinâmico e aberto a todas as áreas das humanidades, artes, ciências e tecnologias". Imprescindíveis a qualquer formação humanística, os Estudos Clássicos representam um valioso contributo para muitas das áreas de formação pós-graduada oferecidas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desta forma, os objetivos mencionados integram-se na missão da FLUL e no seu projeto educativo.

 

Condições de Acesso

São admitidos como candidatos à inscrição: a) os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, na área dos Estudos Clássicos ou das restantes Humanidades, ou em qualquer outra área considerada relevante e apropriada pela Comissão Científica do ciclo de estudos; b) os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, na área dos Estudos Clássicos ou das restantes Humanidades, ou em qualquer outra área considerada relevante e apropriada pela Comissão Científica do ciclo de estudos; c) os titulares de um grau académico superior estrangeiro, na área dos Estudos Clássicos ou das restantes Humanidades, ou em qualquer outra área considerada relevante e apropriada pela Comissão Científica do ciclo de estudos, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; d) os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico da Faculdade de Letras Universidade de Lisboa.

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120
Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006): 4 semestres
Número de vagas: 15

Plano curricular

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau
Área científicaSiglaCréditos
Obrigatórios
Estudos Clássicos EC 108
Opção - 12
1.º ano
Unidades curricularesÁrea científicaTipoTempo de trabalho (horas)CréditosObservações
TotalContacto
Problemática dos Estudos Clássicos EC A 336 S 42 12 Obrigatória.
Tópicos de Estudos Clássicos (língua, cultura ou literatura) EC S 336 S 42 12 Opcional. A realizar no 1º ou no 2º semestre.*

Tópicos de Estudos Clássicos (língua, cultura ou literatura)

EC S 336 S 42 12 Opcional. A realizar no 1º ou no 2º semestre.*

Tópicos de Estudos Clássicos (língua, cultura ou literatura)

EC S 336 S 42 12 Opcional. A realizar no 1º ou no 2º semestre.*
Opção - S 336 - 12 A realizar no 1º ou no 2º semestre.

* A definir anualmente pelo órgão legal estatutariamente competente. Os estudantes devem escolher três seminários de Tópicos de Estudos Clássicos de entre os seminários oferecidos em cada ano, de forma a obter 36 ECTS nestas Unidades Curriculares. Os programas específicos destes seminários são da responsabilidade de cada docente e podem ser alterados anualmente.

2.º ano

 

Unidades curriculares

 

Área científica

 

Tipo

Tempo de trabalho (horas)

 

Créditos

 

Observações

TotalContacto
Seminário de Orientação EC S 504 S 42 18 -
Dissertação EC A 1176 OT 30 42 -

 

Seminários oferecidos (ano lectivo 2017-18)

  • Problemática dos Estudos Clássicos (Maria Cristina De Castro Maia de Sousa Pimentel)
  • Grego Avançado I, S1 (Cristina Maria Negrão Abranches Guerreiro)
  • Grego Avançado II, S2 (Ana Alexandra Tibúrcio Lopes Alves de Sousa)
  • Latim Avançado I, S1 (Ana Maria dos Santos Lóio)
  • Latim Avançado II, S2 (Luís Manuel Gaspar Cerqueira)
  • Tópicos de Literatura Grega, S2 (Fotini Hadjittofi)
  • Tópicos de Literatura Latina, S1 (Rodrigo Miguel Correia Furtado)
  • Tópicos de História da Ciência, S1 (Bernardo Machado Mota)
  • Tópicos de Cultura e Comunicação S2 (Sofia Isabel Pereira Ullan Frade e Rodrigo Miguel Correia Furtado)