Estudos Comparatistas

A descrição que se segue é geral.  Toda a informação sobre este mestrado está na página do Programa em Estudos Comparatistas.

Objectivos

O mestrado interdepartamental em Estudos Comparatistas oferece um ambiente pedagógico e científico destinado à investigação de relações: entre textos, entre formas de arte, entre diferentes media, entre contextos culturais, entre modos de conhecer. O seu objectivo último é estimular a renovação no estudo das humanidades através da superação de fronteiras disciplinares e nacionais e envolver os alunos numa prática de discussão e resolução de problemas, de participação crítica, de pensamento rigoroso e preciso, de autonomia no encontro com a diversidade. Criado em 1991 sob a designação de Literatura Comparada, o Mestrado conta hoje com mais de 50 teses defendidas com êxito e funciona em rede com a investigação realizada no Centro de Estudos Comparatistas da FLUL. Em lugar de relevo está a promoção dos contactos internacionais, quer incentivando e apoiando os alunos a participarem em programas Erasmus e workshops de redes universitárias europeias bem como em investigarem em universidades europeias e norteamericanas, quer convidando especialistas estrangeiros a proferirem conferências ou leccionarem unidades curriculares. Para este fim, foi estabelecido em 1994 um protocolo de intercâmbio com a Universidade de Indiana em Bloomington (E.U.A).

 

Condições de Acesso

São requisitos para admissão no Mestrado o conhecimento de duas línguas estrangeiras, sendo uma delas obrigatoriamente o inglês. Poderá candidatar‐se a este programa de estudos quem possuir uma licenciatura de 180ECTS (3 anos lectivos). Em conformidade com o disposto na alínea d do artigo 17º do DL 74/2006, poderão candidatar‐se também os: "d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos".

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120
Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006):
 4 semestres
Número de vagas: 15

 

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau

Área CientíficaSiglaECTS ObrigatóriosECTS Optativos
Literatura Comparada LC 36 0
Estudos Inter-Artes EI 12 0
Qualquer Área OP 0 12
Estudos Comparatistas EC 60 0

 

Plano de Estudos

Unidade Curricular /Curricular UnitÁrea Científica/ ScientificAreaDuração /DurationHoras Trabalho/ WorkingHoursHoras Contacto/ Contact HoursECTSObservações / Observations
Tópicos em Comparatismo 1 LC Semestral 336 42 TP + 15 O 12  
Tópicos em Comparatismo 2 LC Semestral 336 42 TP + 15 O 12  
Tópicos em Comparatismo 3 LC Semestral 336 42 TP + 15 O 12  
Estudos Inter -Artes EI Semestral 336 42 TP + 15 O 12  
Seminário Optativo OP Semestral 336 42 TP + 15 O 12 Qualquer UC de 2.º ciclo da FLUL
Seminário de Orientação 1 EC Semestral 168 30 S + 15 O 6 Créditos a obter no semestre 3.
Seminário de Orientação 2 EC Semestral 168 30 S + 15 O 6 Créditos a obter no semestre 4.
Dissertação EC Anual 1344 OT 15 48 Créditos a obter nos semestres 3 e 4.