Estudos Ingleses e Americanos

Datas definidas para as entrevistas aos candidatos:

20 e 21 de Julho de 2017, às 10h da manhã, no Departamento de Estudos Anglísticos

Seminários Oferecidos 2017/2018

1º Semestre

Estudos Ingleses e Americanos II. Tópicos de Cultura: O Império Britânico, Concepções de Império: de Kipling a Orwell - Júlio Carlos Viana Ferreira - 5ª feira, 10-13h

Estudos Ingleses e Americanos III. Literatura Inglesa: Silêncio, Memória, Identidade - Luísa Maria Flora - 5ª feira, 14-17h

2º Semestre

Estudos Ingleses e Americanos V. Cinema Inglês: A Literatura e a História pela Lente do Realizador David Lean - Isabel Barbudo - 5ª feira -14-17h

Estudos Ingleses e Americanos IV. Linguística Inglesa: Explorando Babel: Variedades do Inglês em Ficção Escrita e Audiovisual. Rita Queiroz de Barros - 6ª feira - 10-13h

Estudos Ingleses e Americanos I. Tópicos de Cultura: Cidades Reais, Cidades Imaginadas - Adelaide Meira Serras - 5ª feira, 18-21h (MEIA + Turismo) Horário a confirmar.

Estudos Ingleses e Americanos VI. Estudos Americanos: “Wham! Bang! Pow! Graphic Storytelling in Form and Practice” (MEIA+Teoria da Lit.) - Lisa Bothsan - 4ªfeira, 15-18h.

Estudos Ingleses e Americanos VII. Medicina Narrativa - Teresa Casal et al - 5ª feira, 15-19h.

Objectivos

O Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos é um curso de 2º Ciclo que visa proporcionar uma especialização diferenciada a licenciados com formação em todas as áreas científicas (ou a outros cujo currículo profissional o justifique), bem como dar continuidade a perfis (ou majors e minors) em que se estruturam alguns cursos do 1º Ciclo da FLUL.

O MEIA organiza-se em várias áreas de especialização que pretendem, de forma actualizada e inovadora, dar resposta às múltiplas necessidades do mundo actual, onde o Inglês, nos seus usos diversificados, se tornou um instrumento de comunicação indispensável. A sua utilização, em actividades profissionais tais como as de assessoria cultural no meio empresarial, produção ou programação cultural na administração pública central ou autárquica, produção e edição de textos, tradução, ensino, ou outras ligadas a campos tão diversos como os do audiovisual ou da diplomacia não pode dispensar um conhecimento aprofundado dos contextos culturais, artísticos, literários ou outros em que se materializa.

 

Condições de Acesso

É requisito para admissão no Mestrado um bom conhecimento da língua inglesa. Poderá candidatar-se a este programa de estudos quem possuir uma licenciatura de 180ECTS (3 anos lectivos). Poderão candidatar-se também os "Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos", em conformidade com o disposto na alínea d) do artigo 17º do DL 74/2006, relativo a graus e diplomas do ensino superior (alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro).

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120
Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006):
 4 semestres
Número de vagas: 15

 

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau

Área CientíficaSiglaECTS ObrigatóriosECTS Optativos
Metodologia MET 12 0
Estudos Ingleses e Americanos EIA 96 0
Qualquer Área Q 0 12

 

Plano de Estudos

Ramos, opções, perfis, maior/menor, ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o ciclo de estudos se estrutura (se aplicável)

  • Estudos de Cultura
  • Estudos de Identidade
  • Estudos de Tradução
  • Estudos Ingleses
  • Estudos Inter-Artes
  • Estudos Linguísticos
  • Estudos Literários
  • Estudos Norte-Americanos
  • Linguística Aplicada

Prevê -se que os discentes escolham três seminários de especialização que definem a área de especialização, de modo a perfazer o total de 36 créditos, devendo os restantes 60 créditos ser obtidos em tarefas de investigação e escrita de dissertação ou trabalho de projecto na mesma área de especialização.
Prevê -se ainda que os discentes escolham um seminário de opção livre, entre os seminários de Estudos Pós -Graduados oferecidos pelo DEA, pela FLUL, ou por outras instituições de ensino universitário, nacionais ou internacionais, (com tutoria para prévio aconselhamento e ponderação caso a caso pelo Director de Curso) de modo a perfazer 12 créditos.

 
Unidades CurricularesÁrea CientíficaDuraçãoHoras TrabalhoHoras de ContactoECTSObservações
Metodologias da Investigação MET Sem 336 S 45 OT (14) 12 Obrigatório
Estudos Ingleses e Americanos I EIA Sem 336 S 45 OT (14) 12 Obrigatório
Estudos Ingleses e Americanos II EIA Sem 336 S 45 OT (14) 12 Obrigatório
Estudos Ingleses e Americanos III EIA Sem 336 S 45 OT (14) 12 Obrigatório
Seminário Optativo OP Sem 336 S 45 OT (14) 12 Créditos a obter em qualquer programa da FLUL
Seminário de Investigação I/ Trabalho de Projecto I EIA Sem 168 OT 15 6 Obrigatório
Seminário de Investigação II/ Trabalho de Projecto II EIA Sem 168 OT 15 6 Obrigatório
Dissertação / Trabalho de Projecto LC Anual 1344 OT 28 48 Créditos a obter nos semestres  3 e 4.

 

Direção do MEIA

Professora Doutora Luísa Flora