História Marítima

Objectivos

Propiciar uma formação base em História Marítima, com especial incidência na História nos aspectos técnicos da navegação e das explorações marítimas, acompanhada da plena percepção da abrangência temática da História Marítima, que inclui todos os aspectos da actividade humana relacionada com o mar (navegação de guerra e comércio, portos e rotas, pesca, poder naval, política marítima, populações costeiras e movimentos migratórios, entre outros), com ligação permanente à História Social, Económica, Política, Cultural, das Mentalidades.

A partir dessa formação académica de base, criar as condições para a sua aplicação à capacidade de produção de trabalhos científicos originais de elevado nível.

Pretendemos formar profissionais que sejam capazes de:

  1. Saber aplicar e integrar os conhecimentos na resolução de problemas e na formulação de hipóteses explicativas dos fenómenos em estudo.
  2. Seleccionar fontes e bibliografia, avaliando a sua pertinência e credibilidade.
  3. Aplicar os conceitos e outros instrumentos de análise das Ciências Sociais na construção do seu projecto de trabalho.
  4. Construir sínteses estruturadas, a partir dos resultados da pesquisa.
  5. Comunicar, de forma clara e sem ambiguidades, as conclusões da investigação e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes.
  6. Desenvolver uma prática profissional reflexiva que permita uma aprendizagem ao longo da vida, de forma autónoma e estabelecendo correlações constantes entre a prática e a análise crítica da mesma.

 

Condições de Acesso

De acordo com o estabelecido no Art. 17º do Decreto‐Lei nº 74/2006, de 24 de Março. Poderá candidatar‐se a este programa de estudos quem possuir uma licenciatura de 180ECTS (3 anos lectivos). Em conformidade com o disposto na alínea d do artigo 17º e no artigo 45º do DL 74/2006, para efeitos de prosseguimento de estudo num segundo ciclo, o aluno poderá requerer uma creditação do seu anterior percurso escolar, por exemplo, se for portador de uma licenciatura de 240ECTS (4 anos lectivos), e/ou profissional.

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120
Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006):
 4 semestres
Número de vagas: a definir

 

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau

Área CientíficaSiglaECTS ObrigatóriosECTS Optativos
História HST 72 48

 

Plano de Estudos

 

Unidades CurricularesÁrea CientíficaDuraçãoHoras TrabalhoHoras de ContactoECTSObservações
História Marítima (séc IVad-séc XV) HIST Sem 336 56, S42OT 14 12 S1
História Marítima (séc XVI-séc XX) HIST Sem 336 56, S42OT 14 12 S2
Arqueologia Naval HiST Sem 336 56, S42OT 14 12 Opcional: S1 ou S2 (a) Escolher três das quatro opções
Estratégia e Poder Naval HIST Sem 336 56, S42OT 14 12 Opcional: S1 ou S2 (a) Escolher três das quatro opçõesOb.
História da Náutica HIST Sem 336 56, S42OT 14 12 Opcional: S1 ou S2 (a) Escolher três das quatro opções
Viagens e Explorações Marítimas HIST Sem 336 56, S42OT 14 12 Opcional: S1 ou S2 (a) Escolher três das quatro opções
Seminário de Investigação HIST Sem 140 56, S42OT 14 12 S3
Dissertação HIST Anual 1344 OT 30 48 Obrigatório
            O elenco de disciplinas op. Será definido anualmente pelo Órgão legal e estatutariamente Competente.

 

Outras Informações

O curso de mestrado em História Marítima resulta da colaboração entre a Faculdade de Letras da Universidadede Lisboa (FLUL) e a Escola Naval (EN), estabelecimento de Ensino Superior Público Militar, nos termos do Protocolo assinado em 2007 e renovado em 2013. A FLUL e a EN partilham a responsabilidade científica e pedagógica do curso, e emitem conjuntamente o diploma final. Da leccionação estão encarregues professores doutorados da FLUL e professores efectivos da EN.

O mestrado compõe-se de uma componente lectiva, durante um ano, equivalente a 60 ECTS.

A obtenção do grau completa-se com a preparação de uma dissertação de mestrado com 35000 palavras, preparada durante o segundo ano, sendo que no 3º trimestre há lugar à frequência de um Semnário de Orientação, obrigatório para os alunos que preparam a dissertação.

O curso abre bienalmente (nos anos ímpares).

 

Docentes

Asseguram a docência dos seminários obrigatórios os seguintes docentes da FLUL: Francisco C. Domingues, Maria de Fátima Reis e José Varandas.