Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda

Objectivos

Como legalmente estabelecido (DR 2ª série, 58, 24 Março 2009), este ciclo de estudos pós-graduados tem como objectivo aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1.º Ciclo, permitindo aos alunos uma especialização no domínio da Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda). São seus objectivos específicos:

a) promover a investigação e reflexão crítica sobre a problemática da Língua Portuguesa (PLE/PL2);

b) desenvolver competências num perspectiva intercultural na área da Educação em contextos de diversidade linguística e cultural;

c) desenvolver nos alunos competências estratégicas visando a resolução de problemas em situações não familiares, em contextos multiculturais;

d) desenvolver competências pluriculturais necessárias à gestão da diversidade cultural;

e) desenvolver nos alunos competências para lidar com questões na área do ensino, aprendizagem, avaliação da Língua Portuguesa (PLE/PL2).

 

Condições de Acesso

São requisitos de ingressos definidos legalmente no Despacho nº 2950/2015, Diário da República, 2ª série — Nª 57 — 23 de março de 2015, nomeadamente a titularidade de grau de licenciado ou equivalente legal. Para os estudantes internacionais que não tenham a Língua Portuguesa como língua materna ou língua segunda, são ainda requeridos conhecimentos de Língua Portuguesa de nível C1, certificados por exame oficial do Caple (Diploma Avançado de Português Língua Estrangeira) ou do CELPEBras (Avançado).

 

Condições de Frequência

Nos termos do Artª 4º do Regulamento Geral de Avaliação da FLUL, os estudantes estão vinculados “à presença na totalidade das horas de contacto (relativas a tempos lectivos, tutorias e outras atividades)”. No pressuposto dos métodos de avaliação contínua em vigor na FLUL, a assiduidade é critério de avaliação, pelo que, nos termos definidos pelo mesmo Artª 4ª do Regulamento Geral de Avaliação, todas as faltas deverão ser devidamente justificadas.

Nos termos do mesmo Regulamento Geral de Avaliação, o chamado período de avaliações (em regra, as duas primeiras semanas de janeiro e as duas primeiras semanas de junho) é parte integrante do semestre letivo, estando portanto sujeito às mesmas condições de assiduidade do restante semestre.

As ofertas extracurriculares da FLUL, quando devidamente enquadradas pelos cursos de mestrado e de doutoramento como suas atividades de formação complementar, estão sujeitas aos critérios de assiduidade acima referidos.

Na frequência do curso, os estudantes estão vinculados à presença em duas reuniões gerais, uma por cada semestre do 1º ano, com todos os estudantes, convocadas pelo diretor do curso, e, no decorrer do 2º ano do curso, em reuniões regulares de orientação com o orientador da dissertação.

 

Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau: 120
Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006):
 4 semestres
Número de vagas: 20

 

Áreas científicas e créditos que devem ser reunidos para a obtenção do grau

Área CientíficaSiglaECTS ObrigatóriosECTS Optativos
Linguística LING 96 0
Cultura CULT 12 0
Opções OP 0 12

 

Plano de Estudos

Unidades CurricularesÁrea CientíficaDuraçãoHoras TrabalhoHoras de ContactoECTSObservações
Gramática e Comunicação LING Sem 336 S 45 OT 15 12 Obrigatório
Didáctica do Português (Língua Estrangeira/Língua Segunda) LING Sem 336 S 45 OT 15 12 Obrigatório
Ensino, Aprendizagem, Avaliação LING Sem 336 S 45 OT 15 12 Obrigatório
Multiculturalismo e Dinâmicas Interculturais CULT Sem 336 S 45 OT 15 12 Obrigatório
Opção OP Sem 336 S 45 OT 15 12 O elenco de disciplinas op. será Definido anualmente pelo órgão Legal e estatutariamente Competente
Seminário de Investigação (S3) LING Sem 336 OT -20 12 Obrigatório
Elaboração da Dissertação (S3, S4) LING Anual 1344 OT 30 48 Obrigatório

 

Candidaturas

As candidaturas ao mestrado em Língua e Cultura Portuguesa (PLE/PL2) são realizadas online e decorrem normalmente em abril e em junho, devendo os potenciais candidatos consultar a página da FLUL no início deste período para informações atualizadas sobre o período de candidaturas.