A Faculdade de Letras e a Universidade de Lisboa oferecem vários serviços relacionados com Saúde & Bem-Estar.

Apoio Psicológico

Este apoio visa promover o bem-estar psicológico da comunidade da Faculdade de Letras e o sucesso académico dos estudantes desta instituição. Quem recorrer ao Apoio Psicológico terá oportunidade de aprofundar o seu autoconhecimento e de, juntamente com a psicóloga, desenvolver estratégias mais adequadas para ultrapassar dificuldades a nível psicológico ou para lidar com os desafios do percurso académico e da vida pessoal.

Horário das triagens: segundas-feiras às 10h00 e 11h00 (online), terças e quintas-feiras às 15h00 (presenciais).

Cada sessão tem a duração de aproximadamente 45 minutos.

Em caso de emergência psicológica, por favor contacte:

- Aconselhamento Psicológico do SNS 24 – 808 24 24 24 selecionar depois opção 4 (24h/dia);

- SOS Voz Amiga. Linha de apoio emocional– 213 544 545 | 912 802 669 | 963 524 660 (15h30 às 00h30);

- Conversa Amiga – 925 512 884 | 925 512 887 | 808 237 327 | 210 027 159 (15h às 22h);

Lembramos ainda que a Faculdade de Letras disponibiliza Apoio Psicopedagógico caso o motivo da procura de apoio se relacione com a área de gestão de tempo e do calendário académico, métodos de estudo, preparação para avaliações, entre outras, e Aconselhamento de Carreira caso esteja relacionado com a área de orientação de carreira.

Para pedir qualquer informação adicional, por favor contacte o Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 217 920 016.

Quem pode recorrer ao Apoio Psicológico?

Qualquer pessoa, dentro da comunidade da Faculdade de Letras, que sinta necessidade de obter apoio para lidar com as suas dificuldades pessoais, pode recorrer ao Apoio Psicológico.

Reconhecer a necessidade de apoio e procurá-lo é um indicador de força e de determinação para viver melhor. Todas as pessoas têm altos e baixos nas suas vidas e alguns problemas requerem um tipo de apoio mais especializado, recorrendo a um profissional, no sentido de promover a autonomia e o bem-estar.

Como posso pedir Apoio Psicológico?

Para solicitar o Apoio Psicológico, deverá preencher este formulário. Posteriormente será contactado pelo Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante, habitualmente por email, para marcação da sessão de triagem.

O que é a sessão de triagem?

Na sequência do pedido de Apoio Psicológico é marcada uma sessão de triagem que terá como objectivos: compreender os motivos que o levaram a procurar-nos, os seus objectivos e o tipo de apoio pretendido; analisar o tipo de intervenção mais adequado. Após esta sessão poderá receber alguns instrumentos de avaliação psicológica, que deverá preencher antes de iniciar o processo de acompanhamento.

Procuraremos dar início ao processo de acompanhamento tão brevemente quanto possível. No entanto, caso não haja possibilidade de dar reposta imediata ao pedido após a sessão de triagem, o utente poderá ficar em lista de espera, sendo informado dessa situação.

Posso marcar uma sessão para outra pessoa?

O Apoio Psicológico requer o envolvimento e a motivação da pessoa que o procura para que possa ser útil. Por esta razão, a marcação das sessões é necessariamente feita pelo próprio.

Caso se sinta preocupado com uma pessoa que conheça e imagine que essa pessoa poderia beneficiar de Apoio Psicológico, poderá tentar sensibilizá-la nesse sentido. Se sentir essa necessidade, contacte-nos para que possamos apoiá-lo nessa sensibilização.

O que é dito nas sessões é confidencial?

Sim. As sessões de Apoio Psicológico funcionam de acordo com as normas éticas e deontológicas da psicologia, nomeadamente no que diz respeito à privacidade e confidencialidade.

Para mais informação sobre esta questão poderá consultar o   Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Qual é o horário das sessões?

Aquando do preenchimento do formulário de pedido de Apoio Psicológico, a pessoa indica as suas disponibilidades dentro do horário de atendimento, por isso a sessão de triagem e as seguintes serão marcadas de forma a conciliar a disponibilidade da psicóloga com a da pessoa que irá atender, sempre que possível.

Qual é a duração e a frequência das sessões?

As sessões têm a duração aproximada de 45/50 minutos e são habitualmente quinzenais, podendo, no entanto, ser combinada outra periodicidade. No decurso do acompanhamento é possível que as sessões se tornem mais espaçadas. Não serão agendadas sessões em feriados, nem durante as férias de Natal, Carnaval e Páscoa ou Verão.

Por quanto tempo serei acompanhado?

Pretende-se que este apoio seja breve. Ainda assim, a duração do acompanhamento será variável, podendo implicar apenas uma ou duas sessões ou um acompanhamento mais regular, consoante o caso.

O que devo fazer se precisar de desmarcar uma sessão?

Poderá, se necessário, solicitar a desmarcação de uma sessão previamente agendada, desde que o faça com pelo menos 24 horas de antecedência, preferencialmente por email, mas também por telefone. Uma desmarcação com menos de 24h poderá ser considerada uma falta.

É da responsabilidade da pessoa que nos procura contactar-nos após uma falta sem aviso ou a desmarcação de uma sessão agendada, de forma a garantir a não interrupção do processo de acompanhamento.

Onde posso obter mais informações ou esclarecer uma dúvida?

Para obter qualquer informação adicional, por favor contacte o Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do telefone 217 920 016.