Bolsas & Financiamento

Encontre aqui informações sobre Bolsas e Financiamentos.

Bolsas da FLUL

Programa FLUL Solidária | Bolsas de Mérito Social

O Programa FLUL Solidária - Bolsas de Mérito Social é uma iniciativa da Direcção da FLUL e tem como objectivos:

• Apoiar estudantes da FLUL com dificuldades económicas na prossecução dos estudos tendo em vista a redução do abandono escolar;
  • Promover o sucesso escolar;
  • Contribuir para o desenvolvimento de competências transversais nos estudantes;
  • Facilitar a integração dos estudantes no mercado de trabalho;
  • Promover a integração social e académica dos estudantes.

O Programa FLUL Solidária organiza-se em duas modalidades de bolsa:

• Bolsa de Apoio: pressupõe uma colaboração pontual e não pode ter, por regra, uma duração superior a 5 dias úteis por cada acção. O mesmo aluno não pode participar, por semestre, em mais de três acções.
  • Bolsa de Colaboração:  tem a duração de um ano lectivo e observa as interrupções de férias académicas no calendário escolar. O mesmo aluno só pode participar até dois semestres por ciclo de estudos.

Destinatários

São destinatários do Programa FLUL Solidária os estudantes matriculados e inscritos no 1º e 2º ciclos de cursos da FLUL, que:

1. Não beneficiem de outro tipo de bolsa destinado a estudantes do ensino superior;
  2. Cujo rendimento anual per capita do próprio ou do agregado familiar em que se inserem, não seja superior a 15 (quinze) x IAS (indexante do Apoio Social = 421,32€).

Candidaturas

As candidaturas devem ser  submetidas através da plataforma online do Programa.

O candidato deve preencher o formulário de candidatura online e entregar pessoalmente no NAA ou enviar para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. os seguintes documentos:

• Fotografia;
  • Curriculum Vitae;
  • Nota de liquidação de rendimentos referente ao ano civil imediatamente anterior ao da apresentação da candidatura.

O candidato pode ainda juntar outros documentos emitidos pelas autoridades competentes que considere relevantes ao apuramento da sua situação socioeconómica (ex.: declaração de subsídio de desemprego, declaração de beneficiário de rendimento social de inserção, comprovativo de execuções fiscais, declaração judicial de insolvência do agregado familiar, entre outros).

A candidatura só é considerada válida após recepção de todos os documentos obrigatórios.

Bolsas disponíveis para 2017-2018

Valor da Bolsa

• O valor da bolsa é apurado pelo resultado do produto entre o valor/hora de referência e o número de horas de actividade e desenvolvida e registada, tendo como o limite mensal fixado para o IAS em vigor à data da Cadidatura.
  • Para efeitos do número anterior, o valor/hora de referência para as bolsas de apoio será 4,00€; para as bolsas de colaboração o valor hora será de 3,25€ (valores de 2015/2016).
  • O valor da bolsa será descontado mensalmente ao valor total da propina anual devida pelo bolseiro.
Regulamento

Consulte o Regulamento de Bolsas de Mérito Social e de Consciência Social da Universidade de Lisboa

Apoio ao Estudante

nape@letras.ulisboa.pt