Alunos com Necessidades Educativas Especiais

O Senado da Universidade de Lisboa (UL) aprovou em 2012 o Estatuto do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da UL. Este Estatuto criou uma Rede de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais, constituída por representantes dos SASUL e de todas Faculdades e Institutos da UL.

Os seus objectivos são partilhar recursos e boas práticas, apresentar propostas de melhoria das condições de frequência e sucesso académico dos estudantes NEE e emitir pareceres sobre obras de construção, manutenção ou remodelação do campus da UL.

Alguns exemplos de apoios disponíveis para estudantes com Necessidades Educativas Especiais:

  • condições de frequência: prioridade na inscrição, matrícula e escolha de turma;
  • apoios sociais: atribuição de bolsas de estudo pelos SASUL. Possibilidade de candidatura a uma bolsa suplementar Erasmus DIS/SEVD (a candidatura deve ser feita no Gabinete Erasmus da respectiva Faculdade/Instituto);
  • apoios pedagógicos: acompanhamento personalizado, materiais de estudo e formas de avaliação adaptados;
  • acesso físico ao campus com o menor número possível de barreiras arquitectónicas;
  • acesso gratuito à Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES) que reúne um acervo de mais de 3000 títulos em Braille, áudio e texto integral e permite produzir e partilhar informação.

O NAA presta apoio a estudantes com necessidades educativas especiais, derivadas da sua condição de física ou de saúde temporária ou prolongada. O estudante que se encontrar nesta situação e que queira requerer o Estatuto de Estudante com Necessidades Educativas Especiais (ENEE), deverá dirigir-se presencialmente ao NAA para a abertura de processo.

Como posso requerer?

Para poder ser abrangido pelo Regulamento de Apoio a Estudantes com Necessidades Educativas Especiais o estudante interessado deverá entregar os seguintes documentos:

  • Requerimento escrito dirigido à chefe de Divisão dos Serviços Académicos (modelo próprio disponibilizado no Núcleo de Apoio ao Aluno);
  • Prova documental (relatório clínico, atestado médico e/ou outro que ateste a sua condição e as consequências desta no seu desempenho académico);
  • Ficha de Identificação Individual (modelo próprio disponibilizado no NAA).

Requerimento de Estatuto Estudante NEE

 

Outras informações para Alunos com Necessidades Educativas Especias

Alunos com NEE em Mobilidade

Outgoing

Os estudantes com NEE que queiram ir em mobilidade deverão entrar em contacto com a Divisão de Relações Externas a fim proceder à Candidatura.

 

Divisão de Relações Externas - Candidaturas Erasmus+

 

Bolsa Suplementar Erasmus+ para Pessoas com Necessidades Educativas Especiais

A Comissão Europeia procura integrar pessoas com necessidades educativas especiais (NEE) em todas as acções e políticas comunitárias. No âmbito do ensino superior têm sido estabelecidas medidas que visam tornar possível a participação completa/total de pessoas com NEE em programas comunitários de mobilidade.

A partir de subvenções comunitárias atribuídas à Agência Nacional PROALV para financiamento específico, é possível atribuir Bolsa Suplementar Erasmus DIS/SEVD para a mobilidade de pessoas com NEE.

Todos os estudantes, docentes e pessoal não docente da Universidade de Lisboa com NEE podem, no âmbito da respectiva selecção para a realização de uma mobilidade Erasmus, candidatar-se a uma bolsa suplementar DIS/SEVD.

A candidatura deve ser submetida junto do Gabinete Erasmus da Faculdade de origem da UL.

Unidade de Produção de Materiais Acessíveis

Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES)
O que é ?
É uma biblioteca com conteúdos acessíveis on-line ( http://baes.up.pt). Resulta da parceria entre nove Instituições de Ensino Superior Público e constitui-se pela articulação de três grandes áreas: produção de informação, acesso à informação e partilha de informação.
 
Que Conteúdos?
Possui já um acervo de mais de 3000 títulos em Braille, áudio e texto integral. Sendo uma estrutura em desenvolvimento, na BAES é possível encontrar hoje informação na área das Ciências Sociais e Humanas. Pretende-se, a curto prazo, alargar a produção para a Matemática, Música e Química; aumentar o número de títulos para as áreas centrais e, a médio prazo, introduzir novas.
 
Como ter acesso à Informação?

Sendo a BAES destinada a alunos com Necessidades Educativas Especiais, os interessados terão que pedir acreditação junto de um dos parceiros do projeto de modo a terem acesso aos conteúdos. Como são disponibilizados conteúdos integrais no site, este é um modo de proteger os direitos do autor, que não se colocam do mesmo modo para as pessoas com Necessidades Educativas Especiais. 

Contactos dos Parceiros
  • Universidade do Porto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Universidade de Aveiro: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Universidade de Coimbra: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Universidade de Évora: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Universidade de Lisboa (Reitoria): Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
    • (FCUL): Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
    • (FLUL): Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Universidade do Minho: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Conteúdos Digitais Acessíveis

Com o crescimento exponencial da digitalização da informação na sociedade contemporânea, torna-se fundamental a adopção de políticas em prol da acessibilidade às tecnologias e aos sistemas de informação para todos.

A diversidade funcional não diz apenas respeito a pessoas com baixa visão ou a pessoas cegas, a pessoas com dificuldades motoras várias, a pessoas surdas ou com dificuldades auditivas. Neste grupo incluimos também qualquer pessoa que, confrontada com determinado contexto ambiental, tem necessidade de recorrer a um leque mais diversificado de funções que aquelas que consegue obter pelo seu sentido de audição, visão, etc.

Com o objectivo de contribuir para um design que se quer cada vez mais universal, o presente tutorial disponibiliza orientações para a criação de documentos digitais acessíveis formatados em Word 2010, PowerPoint 2010 e formato HTML para utilização na Web.

Fonte:  PLACES - Plataforma de Acessibilidade

 

Produção de Materiais em Formato Acessível

A partir da bibliografia fornecida pelos docentes e pelos estudantes com deficiências são produzidos, por estudantes voluntários, materiais de estudo em suporte acessível (braille, ampliações, etc.).

Para mais informações ou para solicitar material em formato alternativo, por favor, contacte a Unidade de Produção de Materiais Acessíveis do Núcleo de Apoio ao Aluno através do seguinte endereço electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


Apoio ao Aluno

Contactos

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naa@letras.ulisboa.pt

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Horário

2ª, 3ª, 5ª e 6ª Feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00
(o atendimento de 2ª e de 6ª está sujeito a marcação prévia, que deverá ser feita por e-mail com a antecedência mínima de um dia útil relativamente ao dia da eventual marcação e devidamente confirmada pelo respectivo serviço)