Voluntariado

Programa de Voluntariado FLUL

logotipoO Programa de Voluntariado na FLUL (PV-FLUL) teve início no ano de 2001 como resposta às necessidades de apoio aos estudantes com deficiência. Pretendia-se assim, por um lado, proporcionar uma melhor integração e igualdade de oportunidades dos estudantes com deficiência e, por outro, promover a formação e educação do indivíduo em valores como a solidariedade e a tolerância, contribuindo para a formação cívica e profissional dos participantes.

 Voluntariado na FLUL - 15 anos

Projectos

Para informações e candidaturas, consulta aqui os projectos.

Objectivos

 

O PV-FLUL tem como objectivos principais:

  • Promover a formação e desenvolvimento pessoal dos estudantes da FLUL;
  • Estimular a formação e educação dos estudantes da FLUL em valores como a solidariedade e a tolerância;
  • Dotar os estudantes da FLUL de competências práticas e teóricas que, podendo não estar directamente relacionadas com a sua formação académica, irão revelar-se úteis no seu percurso académico e profissional;
  • Proporcionar a participação e o envolvimento da comunidade académica em dinâmicas abrangentes de cooperação e desenvolvimento comunitário, através da criação de interligações entre a FLUL e as instituições da sociedade em geral.

Destinatários

O Programa de Voluntariado na Faculdade de Letras destina-se a estudantes de qualquer curso e ciclo da Universidade de Lisboa. Para participarem no programa, os alunos devem estar matriculados no presente ano lectivo e frequentar a Acção de Formação de Iniciação ao Voluntariado Universitário, dinamizado pelo Núcleo de Apoio ao Aluno.

Para mais informações sobre o Programa de Voluntariado FLUL consulte o Guia do Programa.

Regulamento

Para consultar o Regulamento do Programa de Voluntariado na FLUL (PV-FLUL) clique aqui.

Incentivos

Ao abrigo do PV-FLUL os voluntários têm direito aos seguintes incentivos, os quais devem ser usufruídos até ao final do ano lectivo em que é prestado o trabalho voluntário.

1 – Crédito em folhas de teste:

  • Por cada semestre de trabalho o voluntário receberá 10 folhas de teste que podem ser obtidas junto do Núcleo de Apoio ao Aluno.

 

2 – Regime especial de empréstimo de obras literárias da Biblioteca da FLUL:

  • Os voluntários que são alunos de licenciatura (com permissão de empréstimo domiciliário de 4 obras em simultâneo por 7 dias) ficam equiparados a Investigadores (com permissão de empréstimo domiciliário de 6 obras em simultâneo por 14 dias).
  • Os voluntários, alunos de mestrado e doutoramento, ou investigadores, podem ter para empréstimo domiciliário 8 obras em simultâneo por 14 dias.

(Estes incentivos aplicam-se exclusivamente a alunos ou investigadores com inscrição válida na Biblioteca e durante o período de colaboração como voluntários).

 

3 – Atribuição de Estatuto especial para realização de exames:

  • Para efeitos do n.º 3 do artigo 3.º do Regulamento Geral de Avaliação da FLUL, os voluntários podem usufruir de Regime Especial de Avaliação para realização de exames desde que tenham cumprido com regularidade as tarefas acordas na declaração de compromisso e realizado no mínimo 60h de trabalho voluntário por cada semestre, podendo-se inscrever no ano lectivo a seis exames.
  • Os voluntários só podem usufruir de estatuto especial para realização de exames de unidades curriculares do(s) semestre(s) durante o qual exerceram a sua actividade de voluntário.
  • Para o efeito, os voluntários devem requerer à coordenação do PV-FLUL um parecer como reúnem as condições mínimas para beneficiar desse estatuto, o qual deverá ser entregue na Divisão dos Serviços Académicos juntamente com o impresso de inscrição para exames em Época Especial.

 

4 – Referência do trabalho voluntário no Suplemento ao Diploma.

Voluntariado Europeu (SVE)

O Serviço Voluntário Europeu (SVE) pretende desenvolver a solidariedade e promover a cidadania activa e a compreensão mútua entre os jovens.

Continuar...

Acções de Formação e Bolsa de Voluntariado

Informa-te sobre outras iniciativas e formações na área do voluntariado.

Continuar...

Apoio ao Aluno

Contactos

21 792 00 23

21 792 00 30

voluntariadoflul@letras.ulisboa.pt

 Segue-nos no facebook

Horário

2ª, 3ª, 5ª e 6ª Feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00
(o atendimento de 2ª e de 6ª está sujeito a marcação prévia, que deverá ser feita por e-mail com a antecedência mínima de um dia útil relativamente ao dia da eventual marcação e devidamente confirmada pelo respectivo serviço)