Voluntariado Europeu (SVE)

O Serviço Voluntário Europeu (SVE) pretende desenvolver a solidariedade e promover a cidadania activa e a compreensão mútua entre os jovens.

O que é um projecto SVE?

O Serviço Voluntário Europeu permite aos jovens desenvolver num período que pode ir até doze meses uma acção de voluntariado num país diferente do seu país de residência. Fomenta a solidariedade entre os jovens e é um verdadeiro serviço de aprendizagem. Para além do benefício para as comunidades locais, os voluntários adquirem novas competências e linguagens e descobrem outras culturas.

Um Projecto SVE tem 3 fases:

  • Planeamento e preparação
  • Implementação da actividade
  • Avaliação (incluindo reflexão sobre possíveis acções de seguimento)
  • Princípios e práticas de aprendizagem não formal devem estar presentes ao longo de todo o projecto.

Um projecto SVE pode incidir sobre um leque variado de temas e áreas de intervenção, como a cultura, juventude, desporto, auxílio social, herança cultural, artes, protecção civil, ambiente, cooperação e desenvolvimento, etc. Intervenções de alto risco em situações pós-crise (ex: ajuda humanitária, apoio imediato após desastres e catástrofes, etc.) são excluídas.

É concebido para a implementação de uma ou mais atividades SVE.

 

Actividade SVE

Uma actividade SVE tem 3 componentes essenciais:

O Serviço:

O voluntário(a) é acolhido(a) por um promotor num país diferente do seu e desenvolve um serviço de voluntariado para beneficio da comunidade local. O serviço não é remunerado, não tem fins lucrativos e é a tempo inteiro.

Formação SVE e Ciclo de Avaliação:
Os promotores envolvidos numa actividade SVE têm que assegurar que cada voluntário participa em:

  • Formação "pré-partida"
  • Formação "à chegada"
  • Avaliação Intermédia (para actividades com mais de 4 meses)
  • Avaliação da Actividade

Todas as acções de formação devem estar de acordo com as directivas e os standards mínimos de qualidade estabelecidos pela Comissão. Pormenores estão disponíveis no website da Comissão Europeia

Apoio ao voluntário durante a actividade:

Os promotores têm que apoiar as actividades desenvolvidas pelos voluntários, proporcionar apoio linguístico e administrativo.
Uma actividade SVE que envolve jovens com menos oportunidades inclui elementos específicos para assegurar que um apoio adequado é dado aos voluntários.

Dependendo do número de promotores e voluntários envolvidos, uma actividade SVE pode ser definida com o individual ou de grupo:

  • Actividade SVE Individual: 1 voluntário enviado por uma Organização de Envio para uma Organização de Acolhimento
  • Actividade SVE de Grupo: entre 2 e 30 voluntários enviados por uma ou várias Organizações de Envio para uma ou várias Organizações de Acolhimento. O que distingue um projecto SVE de Grupo é o facto dos diversos voluntários desenvolverem o seu serviço ao mesmo tempo e as actividades que desenvolvem estarem ligadas por uma temática comum. Uma actividade SVE de Grupo pode estar também ligada a um evento específico; neste caso a actividade requer uma parceria sólida entre os organizadores do evento e as tarefas dos voluntários tem que estar todas relacionadas com o evento.
A Carta SVE:

A Carta SVE faz parte integral do Guia do Programa Juventude em Acção e sublinha o papel de cada promotor num projecto SVE, bem como os principais princípios os standards de qualidade do SVE. Cada promotor tem que aderir aos princípios expressos na Carta.
Os promotores decidem em conjunto – de acordo com esta Carta – como partilhar as tarefas e responsabilidades e o apoio dentro de cada actividade de um Projecto SVE. Esta divisão é formalizada através de Acordo de Actividade SVE entre os promotores.

 

O que não é um projecto SVE?
  • Ocasional, não estruturado e a tempo parcial
  • Um estágio numa empresa
  • Um trabalho remunerado, não deve substituir empregos remunerados
  • Uma viagem turística ou recreativa
  • Um curso de línguas
  • Exploração de mão-de-obra barata
  • Um período de estudo ou formação profissional no estrangeiro

 

Para mais informações:

Fonte:  Juventude.pt

Apoio ao Aluno

Contactos

21 792 00 23

21 792 00 30

voluntariadoflul@letras.ulisboa.pt

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Horário

2ª, 3ª, 5ª e 6ª Feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00
(o atendimento de 2ª e de 6ª está sujeito a marcação prévia, que deverá ser feita por e-mail com a antecedência mínima de um dia útil relativamente ao dia da eventual marcação e devidamente confirmada pelo respectivo serviço)