Alguns cursos de 2.º Ciclo (Mestrado) da Faculdade de Letras preveem a realização de um estágio curricular no 2.º ano no seu plano de estudos. Os cursos são:

• Arqueologia
  • Cultura e Comunicação
  • Ciências da Documentação e Informação
  • Crítica Textual
  • Estudos de Teatro
  • História
  • História da Arte e Património
  • Linguística
  • Tradução

Informação Geral

Enquadramento curricular

Os estágios da via profissionalizante dos cursos de 2.º ciclo realizam-se em qualquer entidade pública ou privada que se proponha a acolher o estagiário e com a qual a Faculdade de Letras celebre protocolo para o efeito.

Para realizar estágio curricular, o aluno tem de estar inscrito, obrigatoriamente, na Unidade Curricular referente ao estágio.

Constituem objetivos do estágio curricular:

1. Complementar a formação académica do aluno através do desenvolvimento de práticas de trabalho junto das Entidades de Acolhimento;
  2. A aplicação, pelo aluno, de conhecimentos e competências teórico-práticas adquiridas ao longo da respetiva formação académica;
  3. O ensaio de práticas ajustadas ao mercado do trabalho;
  4. Proporcionar uma futura melhor integração do aluno no mercado do trabalho.

Duração

O estágio curricular decorre no período previsto para a realização da unidade curricular em que se insere, podendo decorrer durante um semestre ou dois semestres letivos, de acordo com o plano de estudos em vigor.

O número de horas de estágio varia em função do curso em causa:

carga horaria 2021