Acesso ao Ensino Superior

Concurso Nacional

naa-acessosupA candidatura ao ensino superior público é feita anualmente através de um concurso nacional organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior.

O concurso nacional realiza-se no final do ano lectivo e organiza-se em três fases, nos termos do calendário anualmente aprovado.

A direcção de todo o processo relacionado com avaliação da capacidade para a frequência, bem como com a fixação dos critérios de selecção e seriação dos candidatos à matrícula e inscrição no ensino superior, compete à Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Continuar...

Concursos Especiais (Maiores de 23 Anos e Titulares de Cursos Médios e Superiores)

naa-concursosespMaiores de 23 Anos 

A Universidade de Lisboa promove a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior, atraindo novos públicos numa lógica de Formação ao Longo da Vida.

Os candidatos que já tenham completado os 23 anos (até ao dia 31 de Dezembro do ano que antecede a realização das provas) e não detenham habilitações de acesso válidas poderão apresentar a candidatura a cursos de formação inicial da Universidade de Lisboa, mediante a entrega da documentação necessária, o pagamento de uma taxa (de valor a definir anualmente) e a prestação de um conjunto de provas que se organizam em duas etapas eliminatórias. 

Continuar...

Regimes Especiais

naa-regimesesp
Missão diplomática no estrangeiro, Portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro, Oficiais das Forças Armadas Portuguesas, Bolseiros dos PALOP, Missão diplomática estrangeira acreditada em Portugal, Praticantes desportivos de alto rendimento e Naturais de Timor-Leste

A candidatura ao ensino superior, através dos regimes especiais, realiza-se anualmente e pode ser apresentada para o ensino público ou privado, sendo a DGES a entidade que coordena as respectivas acções relativas ao acesso e ingresso neste âmbito.

O prazo de candidatura decorre num período único, de acordo com o calendário aprovado por despacho do Director-Geral da DGES.

A entrega da candidatura é efectuada, exclusivamente, de forma presencial, junto dos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior (GAES) ou, por via diplomática, de acordo com o regime especial a que o aluno se candidata.

Continuar...

Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso no Ensino Superior

naa-mudancareingressoOs estudantes que tenham estado inscritos e matriculados num ciclo de estudos de formação inicial (Licenciatura ou Mestrado) numa instituição de ensino superior nacional ou estrangeira podem candidatar-se a mudança de curso ou transferência de curso. Os alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que tenham interrompido os seus estudos podem ainda candidatar-se a reingresso na FLUL.

Os alunos provenientes de instituições de ensino superior estrangeiras podem candidatar-se a estes regimes mesmo que já tenham concluído o ciclo de estudos.

Continuar...

Outros Regimes

Aluno em Regime Geral a Tempo Parcial

Considera-se aluno em regime geral a tempo parcial da Universidade de Lisboa aquele que, num determinado ano lectivo, se inscreve num ciclo de estudos conducentes à obtenção de um grau académico até 30 ECTS.

» Regulamento do Estudante em regime geral a tempo parcial da Universidade de Lisboa   
» Alteração ao Regulamento do Estudante em Regime Geral a Tempo Parcial da Universidade de Lisboa – Despacho n.º 8294/2015, de 29 de julho

 

Frequência de Unidades Curriculares Isoladas


Estudantes ou interessados, inscritos ou não num ciclo de estudos da Unviersidade de de Lisboa, podem frequentar unidades curriculares isoladas leccionadas nos ciclos de estudos conducentes ao grau de licenciado, mestre e doutor ou em cursos não conferentes de grau.

Pela inscrição em unidades curriculares isoladas são devidas taxas de inscrição e frequência a fixar anualmente.

» Regulamento de Inscrição em Unidades Curriculares Isoladas da Universidade de Lisboa

Apoio ao Aluno

Contactos

21 792 00 23

21 792 00 30

naa@letras.ulisboa.pt

 Segue-nos no facebook

Horário

2ª, 3ª, 5ª e 6ª Feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00
(o atendimento de 2ª e de 6ª está sujeito a marcação prévia, que deverá ser feita por e-mail com a antecedência mínima de um dia útil relativamente ao dia da eventual marcação e devidamente confirmada pelo respectivo serviço)