Centro de Estudos de Teatro

topo
  

Projectos

 

Projectos financiados em curso

Fausto: uma existência digital
 
O projecto será desenvolvido em conjunto com a Cátedra Fernando Pessoa da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade dos Andes, contando, ainda, com a colaboração da Casa Fernando Pessoa, e tem como objectivo a inventariação de fragmentos que constituem o Fausto de Fernando Pessoa, novas transcrições e sua disponibilização na Internet.
Os fragmentos serão transcritos após o estabelecimento de critérios, convergentes com os adoptados nas edições críticas da obra de Fernando Pessoa. Desenvolver-se-á uma aplicação informática que permitirá visualizar simultaneamente o original e a transcrição, aparato genético, notas históricas e de contextualização que poderão gerar propostas de novas organizações textuais, preenchendo uma lacuna na investigação actual dos estudos pessoanos e facultando o conhecimento dos textos fora de Portugal, onde a obra dramática de Pessoa é praticamente desconhecida .
 
 

Textos Proibidos e Censurados no Teatro Português do Século XVIII

Iniciou-se em Junho de 2014 o projecto Textos Proibidos e Censurados no Teatro Português do Século XVIII, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (P.º 134706). O projecto, coordenado por José Camões, prevê a identificação dos textos submetidos à apreciação da Real Mesa Censória e que viram negadas as respectivas licenças ou foram objecto de censura parcial, com consequente reescrita em virtude de recomendações dos revedores, e que subsistiram até aos dias de hoje. Após a sua catalogação, serão transcritos, prevendo-se a publicação na Internet (e em papel) de um reduzido número deles, como ensaio para a sua publicação integral. Será desenvolvida uma aplicação informática que permite visualizar simultaneamente e comparar os fragmentos que sofreram alterações, permitindo cotejar a versão original submetida à apreciação e a modificada após a censura.

Descrição Detalhada do Projecto

Teatro Português do Século XVII: uma biblioteca digital

Iniciou-se em Janeiro de 2012 o projecto Teatro Português do Século XVII: uma biblioteca digital, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CLE-LLI/122193/2010). O projecto, coordenado por José Camões, com a duração de três anos, visa a edição electrónica dos textos de teatro de autores portugueses do século XVII.

Visão Global do Projeto              Avaliação do Painel

 

Website do Centro de Estudos de Teatro » 

Relações Externas

Contactos

21 792 00 60

21 792 00 30

re@letras.ulisboa.pt

 

Localização:

Edifício Principal da Faculdade de Letras, Piso 2, junto à Tesouraria

Horário

2.ª, 3.ª, 5.ª e 6.ª Feira das 10H- 12H30
O atendimento entre as 14h e as 16h de 2.ª, 3.ª, 5ª e 6ª feira está sujeito a marcação prévia por e-mail, devendo ser feita com um dia útil de antecedência e confirmada pelos serviços.

Apoio ao Aluno

Contactos

21 792 00 23

21 792 00 30

naa@letras.ulisboa.pt

 Segue-nos no facebook

Horário

2ª, 3ª, 5ª e 6ª Feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00
(o atendimento de 2ª e de 6ª está sujeito a marcação prévia, que deverá ser feita por e-mail com a antecedência mínima de um dia útil relativamente ao dia da eventual marcação e devidamente confirmada pelo respectivo serviço)