header informacoes uteis

PT | EN

A Faculdade de Letras e a Universidade de Lisboa disponibilizam aos seus alunos, aos estudantes em mobilidade incoming e a toda a comunidade académica, um conjunto de serviços e de apoios.

Núcleo de Orientação de Carreira e Apoio ao Estudante da Faculdade de Letras disponibiliza apoio aos alunos com necessidades educativas específicas, e organiza programas de mentoria e voluntariado.

Biblioteca da Faculdade de Letras é a maior da Universidade de Lisboa e uma das maiores bibliotecas especializadas em Humanidades e Ciências Sociais, dispondo de um acervo de meio milhão de volumes e mais ainda em recursos electrónicos.

A Faculdade de Letras dispõe de serviços de reprografia, espaços de refeições, cacifos e parque de estacionamento para alunos. Para conhecerem as actividades extracurriculares a que podem ter acesso, os alunos podem contactar a Associação de Estudantes. Desde a prática de desporto no Estádio Universitário, à participação em acções de voluntariado e mentoria, ou em actividades culturais, a oferta é muito variada.

Os alunos da Faculdade de Letras têm também acesso aos Refeitórios, aos serviços de saúde, e à plataforma de eLearning Moodle da Universidade de Lisboa.

Os estudantes estrangeiros que precisem de aprender português ou queiram aprofundar os seus conhecimentos de língua portuguesa podem inscrever-se nos cursos de Português como língua estrangeira, do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP), Faculdade de Letras.

Taxas

Todos os alunos de mobilidade incoming (independentemente do programa) têm de pagar uma taxa de inscrição. Esta taxa inclui as despesas de gestão administrativa do processo de mobilidade, a emissão do cartão de estudante, emissão de documentos de mobilidade e seguro escolar.

Estão isentos do pagamento de outras taxas os estudantes em mobilidade de intercâmbio com reciprocidade e os estudantes de mobilidade Erasmus+.

Não estão isentos do pagamento de outras taxas os estudantes visitantes incoming (“free movers”)/ Erasmus+, os estudantes que não foram nomeados pela instituição de origem, ou os estudantes de intercâmbio que excedem o número de vagas estabelecido (sem reciprocidade).

Alojamento

A Universidade de Lisboa possui uma rede de 19 residências, distribuídas pela cidade e localizadas junto aos 5 campi da ULisboa. Os quartos podem ser duplos ou triplos; as cozinhas e casas-de-banho são partilhadas. As residências dispõem ainda de espaços comuns de convívio. O preço varia consoante a tipologia do quarto.

O universo de alunos da Universidade de Lisboa que recorre ao alojamento é muito vasto e são poucas as vagas disponíveis para os estudantes em mobilidade incoming. Recomenda-se, por isso, que os alunos procurem também alojamento alternativo enquanto aguardam pela confirmação de vaga numa residência da ULisboa.

Os estudantes que não consigam vaga numa residência da universidade, ou que prefiram procurar alojamento próprio, podem consultar aqui as sugestões da ULisboa.

Vistos

Os estudantes que não tenham nacionalidade de um país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu necessitam de um visto de estudo para entrar em Portugal. Para efeitos de obtenção de visto de estudo, o estudante deve solicitar previamente a carta de aceitação da Faculdade de Letras.
O visto de estudo deve ser solicitado numa Embaixada ou num posto consular português no país de origem. Os pedidos de visto de estudo devem ser feitos com, pelo menos, dois meses de antecedência relativamente à data prevista para chegada a Portugal.

Cursos de Língua e Cultura Portuguesa

Os estudantes estrangeiros podem aproveitar a sua estadia em Lisboa para iniciar a aprendizagem de português ou para reforçar os seus conhecimentos da língua. A Faculdade de Letras oferece um leque diversificado de cursos de português como língua estrangeira, seguindo os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

Certificação de Língua – Português como Língua Estrangeira

Os estudantes em mobilidade Incoming podem ainda aproveitar a sua estadia em Lisboa para se candidatarem a um exame de certificação do seu nível de língua portuguesa. Estes exames são realizados pelo Centro de Avaliação do Português Língua Estrangeira (CAPLE), e são internacionalmente reconhecidos pela Association of Language Testers in Europe (ALTE).