Erasmus+ Estudos

O Erasmus+ teve início no dia 1 de Janeiro de 2014. O Programa veio substituir os actuais programas de financiamento da Comissão Europeia para as áreas da educação, formação, juventude e desporto, nomeadamente: o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Candidatura

 

Sessões de Esclarecimento dinamizadas pela Divisão de Relações Externas - Núcleo de Cooperação Internacional e Núcleo de Orientação de Carreira: 

11 de Dezembro de 2017 - 14h00 - Anfiteatro I

9 de Janeiro de 2018 - 14h00 - Anfiteatro I

Os alunos da FLUL interessados em candidatar-se a um período de Estudos, Estágio ou Estágio para Recém-Graduados ao abrigo do Programa Erasmus+ para o ano lectivo de 2017-2018 devem ter em atenção os seguintes procedimentos: 

 

CANDIDATURAS

O Período de Candidaturas para o ano lectivo de 2017-2018 (mobilidades entre Setembro de 2017 e Setembro de 2018) decorre entre os dias 22 e 31 de Janeiro de 2018.

1. Preenchimento e submissão do Formulário de Candidatura on-line.

2. Formalização da Candidatura:

O Candidato deverá entregar presencialmente, até às 12 horas do dia 31 de Janeiro de 2018, no Núcleo de Cooperação Internacional da Divisão de Relações Externas, os seguintes documentos:

  • Cópia do Cartão de Identificação (Cartão de Cidadão ou um dos seguintes: Bilhete de Identidade; Passaporte ou Título de Residência- aplicável apenas a alunos estrangeiros a residir em Portugal);
  • Carta de Motivação dirigida ao Coordenador Erasmus da área de estudos explicando os motivos pelos quais pretendem realizar a mobilidade;
  • Carta de Recomendação de um professor da FLUL;
  • Curriculum Vitae Modelo Europass (mais informações sobre como elaborar um CV em https://europass.cedefop.europa.eu/pt/documents/curriculum-vitae);
  • Certificado de disciplinas concluídas na FLUL (apenas necessário para candidaturas a Erasmus+ Estudos) - documento onde constam as disciplinas aprovadas até à data da candidatura. Este documento é requerido pelo candidado nos Serviços Académicos. Caso não esteja emitido dentro do prazo de candidaturas o candidato pode entregar um histórico do Fenix e o comprovativo de pagamento do Certificado;
  • Comprovativo NIB - Talão com o número de Identificação Bancária para onde será transferida a Bolsa Erasmus+;
  • Minuta de Procuração - o candidato deverá nomear um procurador, alguém da sua confiança que tenha facilidade em deslocar-se á Universidade para tratar de eventuais assuntos relacionados com o programa Erasmus+ durante o seu período de mobilidade;
  • Cópia do Cartão de Identificação do Procurador (Cartão de Cidadão do Procurador ou um dos seguintes: Bilhete de Identidade; Passaporte ou Título de Residência- aplicável apenas a procuradores estrangeiros a residir em Portugal);
  • Página 1 do Learning Agreement  - este documento é obrigatório apenas para candidatos à mobilidade Erasmus Estudos. É necessário entregar a primeira página do LA devidamente preenchida com os dados da universidade parceira e o plano de estudos proposto para cada Universidade a que se está a candidatar. Nesta fase de candidatura interna o LA não necessita da assinatura da Instituição de Acolhimento, mas são obrigatórias as assinaturas do aluno e do Coordenador Erasmus;
  • 1 Fotografia tipo passe;
  • Cópia do Cartão Europeu de Seguro de Doença (os candidatos que ainda não tenham este documento podem entregá-lo posteriormente);

 

3. Fase de Conclusão de Candidatura para Erasmus+ Estágios (Estágios Curriculares, Extracurriculares e Recém-Graduados) - 8 a 12 de Maio 2017

Nesta fase os alunos que se candidatam a Estágio Erasmus+ deverão entregar presencialmente, no Núcleo de Orientação, Gestão e Aconselhamento de Carreira da Divisão de Relações Externas os seguintes documentos:

  • Carta de Aceitação - devidamente assinada e carimbada pela Instituição de Acolhimento;
  • Learning Agreement para estágios totalmente preenchido e assinado pelos 3 intervenientes;
  • Certificado de Habilitações (para os candidatos à mobilidade de Estágio para Recém-Graduados);
  • Certificado de Disciplinas concluídas na FLUL (para os candidatos à mobilidade de Estágio enquanto alunos da FLUL).

 

Informação adicional para candidatos ao Programa Erasmus+ Estudos:

O candidato deve consultar a lista de Acordos Bilaterais em vigor para o ano lectivo seguinte, que se encontra organizada de acordo com as diferentes áreas de estudo oferecidas pela FLUL.

Chamamos a atenção dos alunos para a obrigatoriedade de se candidatarem apenas aos acordos bilaterais da área correspondente à sua formação bem como a uma única área.

No caso das licenciaturas em Línguas, Literaturas e Culturas, Artes e Humanidades ou Estudos Gerais, os candidatos devem ter em atenção o seguinte:

  • com Major - candidatar-se aos acordos bilaterais da área de formação de acordo com o Major;
  • sem Major mas com Minor - candidatar-se aos acordos bilaterais da área de formação de acordo com o Minor;
  • Artes e Humanidades ou Estudos Gerais sem Major ou Minor - certificar-se acerca das disciplinas que irá ter na FLUL no ano em que realizará a mobilidade Erasmus+ e, tendo em conta a área que prevalece, candidatar-se aos acordos bilaterais dessa área.

No caso da licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, a escolha da área de estudos pela qual se podem candidatar, de acordo com as línguas que frequenta na FLUL, deverá ser feita da seguinte forma:

Línguas oferecidas na FLUL:

  • Alemão (Estudos Germanísticos)
  • Inglês (Estudos Anglísticos)
  • Espanhol; Francês; Italiano e outras línguas (Linguística Geral e Românica)

Os alunos de Línguas, Literaturas e Culturas podem ainda candidatar-se a acordos de Literatura.

Exemplo:

Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, sem major e sem minor, com disciplinas de Inglês e Espanhol - pode candidatar-se pela área de Anglísticos (Inglês), Linguística (Espanhol) ou Literatura (caso venha a escolher disciplinas de literatura no ano em que realizar a mobilidade Erasmus).

Licenciatura em Artes e Humanidades com major em Ciências da Cultura - Comunicação e Cultura - deverá candidatar-se à mobilidade através dos acordos bilaterais disponíveis para Comunicação e Cultura.

Licenciatura em Estudos Gerais com major em Biologia - deverá candidatar-se à mobilidade Erasmus através da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

No Formulário de candidatura, os alunos podem indicar até três universidades, por ordem de preferência. Para procederem à escolha das universidades, os alunos devem procurar recolher o máximo de informação sobre as universidades em que têm interesse, nomeadamente ao nível de compatibilidade de áreas de estudo e da preparação linguística. A lista disponível na página das Relações Externas dá acesso directo ao link de cada uma das universidades parceiras, facilitando essa pesquisa.

 

Cooperação Internacional

Contactos

 (+351) 21 792 00 65

internacional@letras.ulisboa.pt

 

Localização:

Edifício Principal da Faculdade de Letras, Piso 2, junto à Tesouraria

Horário

Atendimento presencial: 2ª, 3ª e 6ª feiras das 10h00 às 12h30 | 5ª feira das 14h30 às 17h30

Nota: marcações para atendimentos individuais fora do horário de atendimento - a marcação deverá ser feita por e-mail, de acordo com o assunto a tratar e com a antecedência mínima de 2 dias úteis. Só são consideradas as marcações após confirmação, por e-mail, do respectivo Núcleo.