Erasmus+ Estágios

Info Geral

Sessões de Esclarecimento sobre Mobiidades Erasmus+ 2017/2018 - Informação facultada

12 de Dezembro de 2016 - 14h - Anfiteatro I
9 de Janeiro de 2017 - 14h - Anfiteatro I

Destinatários

Estágios Erasmus+ (Extracurriculares e Curriculares)

Estes estágios destinam-se a alunos de qualquer grau (1.º Ciclo, 2.º Ciclo e 3.º Ciclo) da Faculdade de Letras, de qualquer área científica da FLUL que, no período da mobilidade, estejam inscritos no curso de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento.

Os estágios Erasmus+ extracurriculares podem ser realizados por alunos que queiram complementar a sua formação com um estágio não previsto no plano de estudos do seu curso.

Os estágios Erasmus+ curriculares podem ser realizados por alunos cujo plano de estudos do seu curso preveja a realização de um estágio curricular. Neste caso, o estágio é integrado na unidade curricular de Seminário/Estágio, e os candidatos devem apresentar as instituições do seu interesse aos professores responsáveis pela disciplina, de forma a obter a sua aprovação. Após esta aprovação, deverão contactar o Núcleo de Orientação, Gestão e Aconselhamento de Carreira (NOC) para solicitar mais informações sobre os procedimentos inerentes à formalização do estágio curricular (consultar secção "estágios curriculares").

Estágios Erasmus+ (para Recém-Graduados)

Estes estágios destinam-se a futuros recém-graduados de qualquer área científica da FLUL, que se candidatam ainda enquanto alunos e que concluem o grau académico, no ano lectivo da candidatura.

Duração

Estes estágios deverão ter uma duração mínima de 2 meses e uma duração máxima de 12 meses. Para cada participante saber qual a duração da mobilidade que pode realizar, caso já tenha realizado uma mobilidade Erasmus, no mesmo ciclo de estudos, deverá descontar ao período máximo permitido (12 meses), o número de meses que já realizou.

• Situação 1: Um aluno que nunca realizou uma mobilidade Erasmus+ pode realizar um estágio, num período entre 2 a 12 meses.
  • Situação 2: Um aluno que já realizou uma mobilidade Erasmus+ pode candidatar-se a esta mobilidade. Deverá ter em conta que o seu estágio só poderá ter a duração de 12 meses MENOS a duração do(s) período(s) de mobilidade já realizados.
  • Situação 3: Um aluno que realizou uma mobilidade Erasmus totalizando uma duração de mobilidade superior a 10 meses não pode candidatar-se a esta mobilidade.

Nota: Todos os participantes estudantes têm regressar do estágio Erasmus+ no limite, até 30 de Setembro.

Nota: Todos os participantes recém-graduados têm regressar do estágio Erasmus+ até à véspera de fazer 1 ano da conclusão do seu curso ou, no limite, até 30 de Setembro. A data de conclusão do grau académico corresponde à data do lançamento da avaliação da última unidade curricular concluída.

Bolsas de Mobilidade

O Programa Erasmus+ disponibiliza uma bolsa de apoio à mobilidade, cujo montante é fixado anualmente pela Comissão Europeia. Esta bolsa destina-se a cobrir as despesas resultantes de um índice de custo de vida mais elevado no país de destino.

O montante da bolsa é pago faseadamente:

• 80% no início da mobilidade
  • 20% após o regresso a Portugal, mediante entrega dos documentos exigidos e validação pela FLUL e Reitoria da ULisboa

tabelabolsas

Responsabilidades

São intervenientes dos Estágios do Programa Erasmus+:

• Divisão de Relações Externas da FLUL - NOC e NCI
  • Professor Coordenador Erasmus+ (para consulta a lista dos Coordenadores Erasmus+ clique aqui)
  • Professor Orientador
  • Entidade de Acolhimento
  • Participante

É da responsabilidade do NOC | NCI da FLUL:

• Divulgação e implementação do projecto;
  • Gestão administrativa e financeira;
  • Arquivo e gestão da documentação;
  • Contacto com Coordenadores Erasmus e alunos participantes;
  • Seriação dos candidatos para as mobilidades Estágio e Estágio para Recém-Graduados, tendo em conta a análise curricular;
  • Apoio aos participantes da mobilidade Estudos nos aspectos formais de candidatura junto das Universidade de Acolhimento.

É da responsabilidade dos Professores Coordenadores da FLUL:

• Nomeação dos Professores Orientadores, em conjunto com o participante;
  • Ordenação dos candidatos, tendo em conta uma avaliação curricular.

É da responsabilidade dos Professores Orientadores da FLUL:

• Verificação da elegibilidade da Entidade de Acolhimento;
  • Apoio na elaboração dos planos de estágios;
  • O acompanhamento do período de mobilidade dos participantes;
  • O contacto com os supervisores da Entidade de Acolhimento;
  • A avaliação dos estágios.

É da responsabilidade da Entidade de Acolhimento:

• Garantir o cumprimento do plano de estágio definido inicialmente, acompanhar a realização do mesmo e dar todo o apoio pedagógico e científico necessário;
  • O contacto regular com o Professor Orientador da FLUL;
  • A elaboração de um relatório de avaliação sobre o desempenho e atitude profissional do participante, no final do período de mobilidade.

É da responsabilidade do Participante:

• A procura e formalização da mobilidade junto da Entidade de Acolhimento e entrega de toda a documentação solicitada;
  • O planeamento e aquisição das viagens e procura de alojamento;
  • O contacto regular com o Professor Orientador da FLUL;
  • A elaboração do plano de estágio;
  • A elaboração de um relatório final, no final da mobilidade.

Cooperação Internacional

internacional@letras.ulisboa.pt

Localização:

Edifício Principal da Faculdade de Letras, Piso 2, junto à Tesouraria

Horário

Atendimento presencial: 2ª, 3ª e 6ª feiras das 10h00 às 12h30 | 5ª feira das 14h30 às 17h30

Nota: marcações para atendimentos individuais fora do horário de atendimento - a marcação deverá ser feita por e-mail, de acordo com o assunto a tratar e com a antecedência mínima de 2 dias úteis. Só são consideradas as marcações após confirmação, por e-mail, do respectivo Núcleo.