Erasmus+ Staff

Através desta acção, os funcionários docentes e técnicos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Nacional podem realizar formação numa IES ou numa empresa estrangeira.

Objectivos
  • Favorecer as relações académicas entre instituições de ensino parceiras;
  • Estimular as instituições de ensino superior a alargar e enriquecer o âmbito e os conteúdos dos cursos que oferecem;
  • Promover o intercâmbio de saber especializado e da experiência relativamente a métodos pedagógicos;
Duração da Mobilidade
  • Mínimo: o requisito mínimo para uma missão de ensino é de oito horas de ensino.
  • Máximo: seis semanas.
  • Recomenda-se a realização de mobilidade com uma duração mínima de cinco dias a fim de prestar um contributo significativo ao programa de missão de ensino e à vida internacional da instituição de acolhimento.
Regras de elegibilidade
  • A missão de ensino deve ser realizada por pessoal docente da FLUL;
  • A missão de ensino deve ser realizada numa IES parceira e titular de uma Carta Universitária Erasmus+ (CUE);
  • O programa de ensino deverá ser previamente acordado entre todas as partes.
Pré-Requisito

A Mobilidade de Pessoal Docente para Missões de Ensino (STA) ao abrigo do Programa Erasmus+ só pode ser efectuada para Universidades com as quais a Faculdade de Letras tem acordos bilaterais.

Os docentes podem propor à Coordenação Erasmus+ novos acordos com outras Universidades, sendo analisado caso a caso a existência ou não de parcerias com a mesma instituição e a exequibilidade dos mesmos.

Candidaturas

Os docentes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa interessados na mobilidade Erasmus+ para a realização de um período de lecionação numa Universidade estrangeira candidatam-se através da Divisão de Relações Externas (DRE) da FLUL. As candidaturas realizam-se anualmente, de 1 a 31 de Outubro do ano letivo em que se pretende realizar a mobilidade Erasmus+.

Documentos necessários para a candidatura à mobilidade Erasmus+ a entregar na DRE, pessoalmente ou via e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até ao dia 31 de Outubro:

• Cópia do Bilhete de Identidade/Cartao de Identificação, do Cartão de Contribuinte e comprovativo do NIB (número de identificação bancária);
  • Ficha de Candidatura Mobilidade Docentes;
  • Staff Mobility for Teaching: Formulário para a Missão de Ensino devidamente assinado pelo docente e pelo colega da instituição de acolhimento, com o respectivo carimbo;
  • Ficha de Docente devidamente preenchida e assinada;

Nota: após divulgação dos resultados, a formalização das candidaturas deve estar concluída até 31 de Maio do ano em que se pretende realizar a mobilidade. A mobilidade pode realizar-se até 30 de Setembro.

Critérios de Elegibilidade

Ser professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Critérios de Seriação

A atribuição de missões é efetuada de acordo com as seguintes prioridades:

• Docentes que exerçam funções de coordenação de programas de intercâmbio;
  • Docentes que nunca efetuaram missões de ensino no âmbito do Programa Erasmus ou que as mesmas tenham decorrido há mais de três anos;
  • Docentes que elejam missões de ensino para Universidades com as quais haja Acordos Bilaterais com um maior número de utilização por discentes;
Após a mobilidade

Após a mobilidade Erasmus+, o docente deve, no prazo de 15 dias, entregar na DRE:

• Declaração de estada  emitida pela instituição de acolhimento que deve evidenciar o período da mobilidade realizada, a assinatura do Coordenador Erasmus+ e carimbo oficial da instituição de acolhimento.
  • Comprovativos - originais das despesas de viagem, nomeadamente recibo de pagamento da viagem, talão de embarque e bilhete de comboio.

Cooperação Internacional

internacional@letras.ulisboa.pt

Localização:

Edifício Principal da Faculdade de Letras, Piso 2, junto à Tesouraria

Horário

Atendimento presencial: 2ª, 3ª e 6ª feiras das 10h00 às 12h30 | 5ª feira das 14h30 às 17h30

Nota: marcações para atendimentos individuais fora do horário de atendimento - a marcação deverá ser feita por e-mail, de acordo com o assunto a tratar e com a antecedência mínima de 2 dias úteis. Só são consideradas as marcações após confirmação, por e-mail, do respectivo Núcleo.