Bolsas I&D

Comissão Fulbright / Comissão Cultural Luso-Americana

As diversas bolsas de estudo oferecidas pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD) podem ser solicitadas somente no respectivo país de origem. Em Portugal, os interessados devem dirigir-se à leitora do DAAD, Dra. Andrea Riedel, no Departamento de Estudos Germanísticos da FLUL ou através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Serviço Alemão de Intercâmbio Académico (DAAD)

Mais informação

Fundação Calouste Gulbenkian (FCG)

As bolsas para professores e investigadores, residentes em Portugal, dividem-se em bolsas de longa e curta duração e destinam-se a financiar actividades de investigação e pós-graduação (doutoramento e pós-doutoramento). As actividades neste domínio estendem-se ainda aos estudantes carentes do ensino secundário e superior e àqueles que pretendam deslocar-se ao estrangeiro a fim de efectuar comunicações em congressos ou realizar breves estágios. Os candidatos devem ter nacionalidade portuguesa, ou residir permanentemente em Portugal.

Mais informação

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD)

A Fundação tem como principal actividade a concessão de apoios a indivíduos ou a instituições para projectos de desenvolvimento.

Estes apoios, quando são atribuídos a título individual, podem assumir a forma de bolsas como financiamento à participação em diversos tipos de programas/acções de formação.

Fundação Oriente

Os programas de bolsas de estudo da Fundação Oriente, um dos elementos fundamentais da sua actuação no domínio da formação, têm como principais objectivos incentivar a investigação nas áreas das ciências sociais e humanas em temas relacionados com o Extremo Oriente, promover o intercâmbio científico entre universidades e as comunidades científicas portuguesas e orientais, incentivar o conhecimento e o aperfeiçoamento da língua e cultura portuguesas e das línguas e culturas orientais, proporcionar o aperfeiçoamento artístico, contribuir para a formação de quadros através da concessão de bolsas para a frequência de cursos superiores a estudantes orientais de grande potencial e fracos recursos económicos e proporcionar o acesso à formação média e profissionalizante a estudantes orientais de menores recursos económicos.

Mais informação

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia abre concurso para financiamento de bolsas individuais dos seguintes tipos:

• Concursos abertos em períodos específicos: Bolsas de Doutoramento (BD); Bolsas de Mestrado (BM)/Apoio à Dissertação
  • Concursos abertos em permanência: Bolsas de Pós-doutoramento (BPD); Bolsas de Doutoramento em Empresas (BDE); Bolsas de Licença Sabática; Bolsas de Investigação Científica e Tecnológica no Âmbito de Unidades de Investigação; Bolsas de Investigação Científica e Tecnológica no Âmbito de Projectos de Investigação.

Instituto Camões (ICA)

No âmbito de programas de cooperação bilateral entre Portugal e diversos países, está prevista a atribuição de bolsas de estudo a cidadãos portugueses que pretendam prosseguir os seus estudos num desses países. A divulgação das bolsas a conceder, para cada ano lectivo, é efectuada pelo Instituto Camões. Consoante os casos, as bolsas destinam-se à aprendizagem e ao aperfeiçoamento da língua e cultura de cada país e/ou à investigação em diversas áreas do conhecimento (estágio, pós-graduação, mestrado, doutoramento).

Por outro lado, o Instituto Camões, tendo como objectivo a promoção e a difusão da língua e da cultura portuguesa no estrangeiro, apresenta como uma das suas competências conceder apoio financeiro a cidadãos e entidades estrangeiros que se dediquem ao estudo e à investigação da língua e da cultura portuguesa, visando a respectiva difusão externa.

National Winterthur Research Fellowship Program

O Museu Winterthur tem um Programa de Bolsas de Investigação, que oferece residência, para desenvolver trabalho na sua Biblioteca ou sobre as suas colecções. O Programa incentiva a investigação que promova o conhecimento da história americana e da sua cultura visual e material. Existem dois tipos de bolsas para estudantes estrangeiros:

• McNeil Dissertation Fellowships: bolsas de longa duração, de quatro meses a um ano;
  • Winterthur Research Fellowships: bolsas de curta duração, geralmente de um mês. O prazo anual para entrega de candidaturas é 15 de Janeiro.