Concursos / Prémios

Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP)

O CRUP abre anualmente candidaturas para Acções Integradas - programas comuns de intensificação do intercâmbio de docentes e investigadores destinados a fomentar a cooperação científica entre Portugal e outros Países. Este intercâmbio assenta na realização conjunta, por equipas de universidades portuguesas e outras, de projectos de investigação e/ou pedagógicos. Existem quatro tipos de Acções Integradas:

• Acções Luso-Alemãs: destinam-se a financiar projectos de investigação, por um período de dois anos, entre professores das Universidades Portuguesas que integram o CRUP e professores das Instituições Alemãs de Ensino Superior.
  • Acções Luso–Espanholas: destinam-se a financiar projectos de investigação, por um período de dois anos, entre professores das Universidades Portuguesas que integram o CRUP e professores das Instituições Espanholas de Ensino Superior.
  • Acções Luso-Francesas: destinam-se a financiar projectos pedagógicos e de investigação, por um período de um ano, entre professores das Universidades Portuguesas que integram o CRUP e professores das Universidades Francesas.
  • Acções Luso-Britânicas: destinam-se a financiar projectos de investigação, por um período de um ano, entre professores das Universidades Portuguesas que integram o CRUP e professores das Instituições Britânicas de Ensino Superior.

Fundação Calouste Gulbenkian (FCG)

A Fundação Calouste Gulbenkian institui regularmente, através dos seus diferentes serviços, um conjunto de prémios e programas destinados a promover a criatividade nas artes e o avanço científico e tecnológico.

Nos concursos da FCG em que se aplique o limite de uma única candidatura por entidade beneficiária, é necessário que a Comissão Coordenadora do Conselho Científico da FLUL possa apreciar as intenções de candidatura a estes apoios. Para o efeito, os projectos deverão ser enviados, tão documentados quanto possível, com 3 semanas de antecedência em relação ao encerramento do concurso em causa, ao cuidado do Director Executivo da FLUL (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

NOTA: esta restrição é aplicável apenas às instituições enquanto entidades proponentes e não enquanto participantes, caso em que não há limite de candidaturas.

Mais informação

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD)

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento tem como principal actividade a concessão de apoios a indivíduos ou a instituições para projectos de desenvolvimento. Estes apoios, quando são atribuídos a instituições, podem assumir a forma de subsídios a Projectos Institucionais. Estes projectos devem estar relacionados com as Áreas de Intervenção da Fundação e podem partir da iniciativa das instituições ou da própria Fundação.

Mais informação

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia promove a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico nacionais pelo financiamento de bolsas, projectos e instituições de investigação científica. Os financiamentos são atribuídos na sequência de concursos públicos e avaliações independentes realizadas por painéis essencialmente constituídos por cientistas estrangeiros.

Concursos abertos

O Departamento de Relações Europeias Bilaterais e Multilaterais da FCT presta também apoio à internacionalização do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Tal engloba o apoio à participação da comunidade científica em Programas Multilaterais e Redes Científicas, em Organizações Internacionais, bem como em projectos ou realizações conjuntas, integrados em acordos e convénios de cooperação científica e tecnológica ou ainda em acordos culturais de natureza bilateral celebrados entre Portugal e outros países ou instituições.