Horário de funcionamento da FLUL para o período do Natal 2017/ 2018

Horário de funcionamento da FLUL durante o período de festas de 2017/ 2018:

- Dias 27, 28 e 29 de dezembro e 2, 3, 4 e 5 de janeiro: das 8 às 20 horas;

- Dias 23 e 30 de dezembro (sábado): encerrado;

- Dia 26 de dezembro (terça-feira): encerrado (tolerância de ponto concedida pelo Governo).

O PN encontra-se encerrado durante este período.

Candidaturas a Bolsas de Mérito Social - Bolsas de Colaboração

banner bolsas de merito socialFoi prolongado o prazo para candidatura às Bolsas de Mérito Social - Bolsas de Colaboração. Destinadas a alunos que pretendam colaborar com diversos serviços e centros da Faculdade, estas bolsas financiarão, também, os estudos dos alunos bolseiros.

Projetos 2017/2018:

• Divisão da Biblioteca: Atividades Culturais, Atendimento Público, Tratamento Documental e Arquivo
  • Núcleo de Apoio ao Aluno: apoio a Alunos com Necessidades Educativas Especiais e Alunos Reclusos e apoio às atividades de divulgação e comunicação
  • Divisão de Serviços Administrativos - Atividades auxiliares
  • Divisão de Relações Externas: Comunicação da Faculdade de Letras, Divulgação da Faculdade de Letras e Núcleo de Orientação, Gestão e Aconselhamento de Carreira
  • Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira (CAPLE)

Para mais informações, consulte a página.

Bolsas FCT no âmbito do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História

piudhist concurso 4 bolsas pt

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (PIUDHist) irá abrir na próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro, um período de candidaturas a quatro bolsas oferecidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global resulta de uma parceria entre cinco instituições universitárias portuguesas: a Faculdade de Letras da ULisboa, o Instituto de Ciências Sociais da ULisboa, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Évora.

As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 15 de janeiro de 2018. O PIUDHist concede quatro bolsas de doutoramento por cada edição, ao abrigo dos Programas de Doutoramento FCT, sendo a sua atribuição regulada nos termos do respetivo Edital de abertura de concurso.

Obtenha mais informações através do website ou do Secretariado do PIUDHist (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

Obra do Professor João de Castro Nunes em destaque na Biblioteca de Arqueologia da DGPC

Até ao dia 31 de dezembro de 2017, a obra do Professor João de Castro Nunes está em destaque numa exposição bibliográfica patente na  Biblioteca de Arqueologia da Direcção Geral do Património Cultural (Palácio da Ajuda, Lisboa).

Doutorado em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra, o Professor Doutor João de Castro Nunes foi docente do Departamento de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa nas décadas de 1970 e 1980, tendo leccionado Arqueologia Romana e Epigrafia Latina, entre outras unidades curriculares. Afirmando a sua dimensão de arqueólogo e o seu interesse pela investigação de temas arqueológicos, o Professor João de Castro Nunes foi também diretor do Instituto de Arqueologia da FLUL a partir de 1980. Jubilou-se em 1991, na FLUL.

A exposição agora promovida é a vigésima de uma série que pretende destacar a obra dos autores com bibliografia no acervo da Biblioteca da DGCP que têm relação com o acervo epistolar de Georg e Vera Leisner. A correspondência trocada entre o Professor João de Castro Nunes e o casal Leisner está disponível para consulta no website da DGCP. Leia, também, o prefácio de Vera Leisner à obra do Professor intitulada Introdução ao estudo da cultura megalítica no curso inferior do Alva.

A biografia do Professor João de Castro Nunes apresentada no âmbito desta exposição é da autoria do Professor Doutor Carlos Fabião, docente da FLUL e diretor da UNIARQ- Centro de Arqueologia da ULisboa, e foi elaborada, em parte, a partir do acervo documental da Faculdade de Letras. O breve texto biográfico está disponível aqui.

Fonte: DGCP

Prémio Fundação Mário Soares - Fundação EDP 2018

Até 20 de dezembro decorre o período de apresentação de candidaturas à 20.ª edição do Prémio Fundação Mário Soares - Fundação EDP 2018.

O Prémio, a atribuir anualmente, destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de outros trabalhos de investigação realizados no âmbito da História de Portugal do século XX e tem um valor monetário de 5.000,00 euros.

Os trabalhos concorrentes à 20.ª edição do Prémio devem ser apresentados nos termos previstos no seu Regulamento e entregues na sede da Fundação Mário Soares (Rua de S. Bento, 176, 1200-821 Lisboa), ou remetidos, sob registo postal, até 20 de dezembro de 2017.

Para mais informações, consulte o website da Fundação Mário Soares.

Relatório e lista provisória dos 7 estudantes que foram seleccionados mediante a aplicação do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito da Universidade de Lisboa, de 26 de Junho de 2009.

Estes estudantes estiveram inscritos em 2013-2014 (art.º 4.º e 5.º) e foram avaliados a todas as disciplinas do ano curricular completo em que se inscreveram e obtiveram as médias mais elevadas em relação a todos os estudantes inscritos em 2013-2014.

A distribuição de bolsas teve em consideração o número de estudantes inscritos por ciclos de estudos, tendo sido atribuídas 5 bolsas para o 1.º Ciclo e 2 bolsas para o 2.º Ciclo.

Os interessados terão cinco dias úteis para reclamações a partir da data de divulgação pública (12 de dezembro de 2017).

Ver Relatório e Lista Provisória da atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes do Ensino Superior 2013-2014 »