A FLUL de Norte a Sul

Na passada quarta-feira, dia 20 de abril, a Faculdade de Letras abriu as suas portas a cerca de 300 alunos do ensino secundário, oriundos de todo o país, para mais um Dia Aberto. Dar a conhecer cursos, espaços e o que a Faculdade tem para oferecer foram alguns dos desafios desta iniciativa. Contando com a participação de vários alunos e docentes da FLUL, foram promovidas 50 aulas abertas em cursos de Licenciatura, dez visitas guiadas e diversas atividades científicas que procuraram ir ao encontro da curiosidade dos estudantes do ensino secundário.

Fora de portas, a Faculdade de Letras da ULisboa marcou, já, presença, de Norte a Sul do país, em cerca de meia centena de feiras de educação e formação, desde o início de 2017, promovendo diretamente a sua oferta formativa junto de potenciais alunos, agentes educativos e público em geral.

Num registo descontraído, as duas Feiras de Mestrados e Doutoramentos Unlimited Future realizadas em fevereiro tiveram como principal objectivo promover a interacção entre potenciais alunos e representantes de instituições de ensino que divulgaram os seus cursos de formação avançada - Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos. A FLUL integrou as duas edições de 2017 da Unlimited Future: a edição de Lisboa que decorreu na Alameda da Universidade, na Cidade Universitária, no dia 16 de fevereiro e a edição do Porto, que teve lugar no dia 23 de fevereiro, no Hardclub.

Em março, entre os dias 8 e 11, a segunda edição da Descobre a ULisboa decorreu no Picadeiro do Museu de História Natural e da Ciência da ULisboa. Os estudantes que visitaram esta Mostra Científica puderam conhecer de perto as 18 Escolas da ULisboa e participar nas inúmeras atividades planeadas.

Entre 16 e 19 de março, a FLUL participou, pela segunda vez, na Qualifica- Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, realizada na Exponor- Porto. A edição deste ano mobilizou cerca de 33 mil visitantes, sobretudo estudantes do ensino secundário do norte do país.

Março trouxe, também, uma nova edição do maior evento de promoção do Ensino Superior do país, a Futurália, que decorreu entre 29 de março e 1 de abril, na FIL- Feira Internacional de Lisboa. Contando com a presença de inúmeros professores e alunos, em representação das várias Licenciaturas da Faculdade de Letras, foi possível partilhar experiências, promover atividades e esclarecer as dúvidas dos jovens que visitaram o espaço da FLUL no stand da ULisboa, ao longo dos quatro dias de certame.

Ao nível internacional, o mês de março foi ainda marcado pela participação da FLUL no Salão do Estudante do Brasil, a maior feira de ensino internacional da América Latina que percorre várias cidades daquele país, sendo considerado o maior evento de captação de estudantes internacionais. A FLUL esteve presente em São Paulo, nos dias 11 e 12 e no Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15, integrando o stand da ULisboa. A Reitoria da ULisboa deu continuidade à representação da Universidade, tendo estado, ainda, presente nas cidades de Porto Alegre e de Curitiba, integrando o stand “Universities of Portugal”. Num total de 16.893 visitantes contabilizados em São Paulo e 9.589 visitantes no Rio de Janeiro, foram esclarecidos individualmente, no stand da ULisboa, cerca de 712 e 644 estudantes em cada uma das cidades visitadas, respetivamente. Do total de interessados, cerca de 19% demonstraram o seu interesse pela oferta formativa da Faculdade de Letras.

Até junho, estará em curso o roadshow de Feiras de Orientação Vocacional promovidas pela Inspiring Future junto das comunidades académicas de Escolas Secundárias. Contando com a colaboração dos alunos Embaixadores FLUL, até ao momento, a FLUL assinalou a sua presença em cerca de 30 estabelecimentos de ensino público e privado dos distritos de Lisboa e de Setúbal.

 

 

Dia Aberto FLUL

 dia aberto 1    dia aberto 2
      
 dia aberto 1    dia aberto 2
      
 dia aberto 1    dia aberto 2

 

Unlimited Future (Lisboa e Porto)

 unlimited future lisboa 1    unlimited future porto 1

 

Descobre a ULisboa

 descobre a ulisboa 1    descobre a ulisboa 1
     
 descobre a ulisboa 1    descobre a ulisboa 1
     
 descobre a ulisboa 1    descobre a ulisboa 1

 

Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego

 qualifica 1    qualifica 2

 

Futurália

 futurilia 1    futurilia 2

 

Salão do Estudante do Brasil

 feira brasil 1    feira brasil 2
     
 feira brasil 1    feira brasil 2

 

Texto: Denise Moura e Raquel Moreira
Edição: Marisa Costa
Fotos: DRE

Candidaturas abertas para o Curso de Verão da Sun Yat-sen University (China)

20130104085057688983Até 22 de abril, encontram-se abertas as candidaturas para o Curso de Verão da Escola de Estudos Internacionais da Sun Yat-sen University (SYSU) Guangdong, China). O curso tem como propósito consolidar os conhecimentos de língua e cultura chinesas e dirige-se a estudantes de qualquer grau, oriundos de universidade parceiras desta instituição de ensino superior chinesa.

Os alunos da Universidade de Lisboa que desejem frequentar o Curso de Verão da SYSU estão isentos do pagamento de propina, ficando a seu cargo os custos com viagens. A SYSU oferece, ainda, aos participantes da ULisboa, uma bolsa de alojamento e refeições nos serviços desta Universidade.

Para mais informações consulte o website.

Falecimento da Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira (1925-2017)

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa manifesta o seu enorme pesar pelo falecimento de Maria Helena da Rocha Pereira, Professora Catedrática jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, notável especialista em Estudos Clássicos, Doutora Honoris Causa pela Universidade de Lisboa em 2009.

As cerimónias fúnebres decorrerão amanhã, terça-feira, 11 de abril, às 15 horas, na Igreja da Lapa, no Porto.

Leia o artigo do jornal "Público", edição online, de hoje (10/04/2017).

Candidaturas ao Programa de Doutoramento Internacional FCT em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

O Programa de Doutoramento Internacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade conta com a participação da Faculdade de Letras da ULisboa, num conjunto de onze instituições de ensino superior, e um corpo docente altamente especializado em diferentes áreas da Filosofia, das Ciências e das Artes.

Este programa de Doutoramento foi selecionado no âmbito do concurso para financiamento da FCT tendo-lhe sido atribuído anualmente 5 bolsas de doutoramento, das quais 3 são mistas.

O prazo de submissão de candidaturas decorre entre 30 de março a 15 de maio de 2017.

Leia o aviso de abertura e consulte a informação completa, disponível em: http://phd-fctas.campus.ciencias.ulisboa.pt

Bolsas de Mestrado China Three Gorges Corporation - Candidaturas até 15 de Maio de 2017

bolsas china noticia gd 1 640x360A Reitoria da ULIsboa decidiu alargar o período de candidaturas até 15 de Maio. 

De 29 de março até 15 de Maio de 2017 estão abertas as candidaturas para atribuição de bolsas de mestrado na República Popular da China – Bolsas China Three Gorges Corporation (CTG) .

As bolsas China Three Gorges Corporation (CTG) têm por objetivo estimular os recém-diplomados da Universidade de Lisboa a prosseguirem os seus estudos pós-graduados em Universidades da China, contribuindo para a valorizar formação de nível superior fortemente ancorada na investigação, para a valorização social e económica do conhecimento e a participação ativa no progresso das comunidades.

As bolsas CTG destinam-se a diplomados da Universidade de Lisboa. São elegíveis candidatos de todas as áreas de estudo.

As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mais informações»

Semana do Paquistão - Olhares sobre a História e a Cultura

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Embaixada da República Islâmica do Paquistão em Portugal promovem a Semana do Paquistão - Olhares sobre a História e a Cultura, cuja sessão inaugural terá lugar no próximo dia 8 de maio, na Faculdade de Letras. 

A exposição "Pakistan Week - Glimpses of History and Culture", integrada na iniciativa, será inaugurada às 10h30, no Átrio Principal (edifício principal). A mostra estará patente ao público entre 8 e 12 de maio.

Na Sala de Actos da FLUL (edifício principal), às 11 horas, a Senhora Embaixadora do Paquistão irá proferir a Palestra "Pakistan: An Introduction" (em inglês, com tradução para português).

A sessão inaugural da Semana do Paquistão - Olhares sobre a História e a Cultura encerrará com uma Prova de gastronomia Paquistanesa, a ter lugar a partir das 12h30.