Participação da FLUL no Encontro “Autoavaliação das Instituições de Ensino Superior, Partilha de Boas Práticas”

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) e o Grupo de Trabalho para a Qualidade no Ensino Superior da Comissão Sectorial para a Educação e Formação (GT2 - CS/11), com o apoio da Universidade de Aveiro, realizaram no dia 11 de Outubro de 2017, um Encontro subordinado ao tema “Autoavaliação das Instituições de Ensino Superior, Partilha de Boas Práticas”.

O encontro decorreu na Universidade de Aveiro e teve como objectivo promover uma reflexão em torno dos referenciais para os Sistemas Internos de Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Superior. Tomando como ponto de partida o trabalho desenvolvido pelo GT2, durante o ano 2017, que consistiu na elaboração de uma grelha de auto-avaliação e identificação de boas práticas nas Instituições representadas no Grupo, contou com um programa organizado por painéis da seguinte forma:

Com um programa ambicioso que incluiu a participação de colegas (docentes e técnicos) de instituições superior de todo o país, o dia foi marcado pela partilha de boas práticas seleccionadas de entre uma pool de actividades relevantes, de modo a ilustrar a diversidade e heterogeneidade presente no panorama do ensino superior português.

A Faculdade de Letras foi representada pela Dr.ª Valentina Oliveira, Coordenadora do GT2; pela Dr.ª Marisa Salvador, Coordenadora do Núcleo de Acreditação e Avaliação de Cursos e pela Dr.ª Denise Matos Moura, Coordenadora da Divisão de Relações Externas, que participou como oradora no painel sobre a  “Garantia da Qualidade nos processos nucleares da missão institucional”.

Programa Almeida Garrett: Candidaturas Abertas!

programa almeida garrettO Programa Almeida Garrett, criado por iniciativa do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), tem como objectivo promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional do Ensino Superior.

No quadro da mobilidade de estudantes, o Programa Almeida Garrett oferece a possibilidade de estudantes de licenciatura ou mestrado efectuarem um período de estudos, com pleno reconhecimento académico, numa universidade pública portuguesa.

O período de candidaturas para mobilidades a realizar no segundo semestre de 2017/2018 decorre até ao dia 31 de Outubro.

Mais informações aqui.

Parceria entre a Faculdade de Letras da ULisboa e Faculdade de Letras e de Ciências Humanas de Rabat

20170925 184041No passado dia 25 de Setembro, o Diretor da FLUL, Professor Doutor Paulo Farmhouse Alberto, deslocou-se a Rabat, em visita ao seu homólogo Professor Doutor Jamal Elhani, Diretor da Faculté des Lettres et des Sciences Humaines de Rabat (FLSHR). A visita destinou-se a preparar uma nova fase de colaboração entre a FLUL e a sua congénere marroquina, alargando o âmbito da cooperação já existente ao apoio à formação contínua dos docentes marroquinos da Licenciatura em Estudos Portugueses, à pós-graduação em geral e a doutoramentos em cotutela, em particular, assim como à investigação na área da História, concretamente sobre as relações Portugal-Marrocos.

No encontro, estiveram presentes dois Vice-Diretores da FLSHR e o coordenador local da Licenciatura, além da coordenadora da Licenciatura pela ULisboa, Professora Doutora Maria Antónia Mota, e do Diretor do Centro de História da FLUL, Professor Doutor Hermenegildo Fernandes. O Diretor da FLUL teve ainda ocasião de contactar com docentes e alunos da Licenciatura, existente naquela Faculdade desde 2009/2010, ao abrigo de um Protocolo celebrado entre a ULisboa, a Université Mohammed V de Rabat e o Camões, I.P., e para a implantação e o fortalecimento da qual tem concorrido um número importante de docentes da FLUL.

 

Edição: Divisão de Relações Externas

Abertura do Ano Académico de 2017/ 2018 da Faculdade de Letras da ULisboa

No passado dia 4 de Outubro a Faculdade de Letras assinalou o início do ano letivo de 2017/2018, com a cerimónia de Abertura do Ano Académico que contou com a presença do Reitor da ULisboa, Professor Doutor António Cruz Serra, do Diretor da Faculdade de Letras, Professor Doutor Paulo Farmhouse Alberto, do Diretor do Conselho Pedagógico, Professor Doutor Sérgio Campos Matos e da aluna Bruna Bernardo Ribeiro, em representação da Associação de Estudantes da FLUL. 


Clique na imagem para a ampliar
 
Com uma assistência que lotou o Anfiteatro I da FLUL, a cerimónia contou, ainda, com a atuação das Tunas Académicas da Faculdade de Letras: Inoportuna e Real Academia Tuna Acapella. 
 
Texto: Raquel Moreira, FLUL- Divisão de Relações Externas 
 

Bolsa Fulbright para Professores e Investigadores Doutorados

fulbright portugalAté 31 de outubro, encontra-se aberto o período de candidaturas a Bolsas para lecionar e/ou realizar trabalhos de investigação em universidades ou centros de investigação nos Estados Unidos da América.

As bolsas, referentes ao ano letivo de 2018/ 2019, abrangem todas as áreas de estudo.

Consulte informações detalhadas, o regulamento e as instruções para candidatura a Bolsas Fulbright para Professores e Investigadores Doutorados no website da Comissão Fulbright em Portugal. 

“Observar e aprender”- promover as competências da prática letiva na ULisboa

Dirigida à comunidade docente, a edição do 1º semestre do ano letivo de 2017/ 2018 do projeto "Observar e Aprender" terá início no próximo dia 3 de outubro, terça-feira.

Pioneiro na Universidade de Lisboa, e inspirado nos modelos anglo-saxónicos de peer observation and review of teaching e na sua adaptação portuguesa realizada pela Universidade do Porto, o projeto “Observar e Aprender” pretende estimular a atividade de docência, promovendo espaços de experimentação e de apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.

O projeto concretiza-se através da observação cruzada de aulas entre docentes, abrangendo as Escolas que entendam participar e assentando numa base de voluntariado, em que o anonimato e a confidencialidade dos participantes se encontram assegurados. As mais-valias que poderão ser obtidas através desta experiência incluem a promoção das competências de prática letiva, quer através do feedback recebido pelo observado, quer através da sensibilização pedagógica da observação.

No dia 3 de outubro irá realizar-se um seminário, na Aula Magna do Hospital de Santa Maria da Faculdade de Medicina da ULisboa, entre as 15h e as 17h, onde serão apresentados os resultados obtidos no 2º semestre de 2016/2017 e onde se definirão os procedimentos a adoptar na oitava edição do projeto. Terá lugar também um workshop: “Centrar o processo de ensino/aprendizagem no estudante”, ministrado pela Professora Manuela Esteves do Instituto de Educação. A participação neste seminário é aberta a todos os docentes da Universidade de Lisboa (incluindo os que não estão a planear participar no projeto neste semestre).

Se pretender participar neste projeto este semestre, terá, ainda, oportunidade de se inscrever, até ao dia 2 de outubro. Submeta a sua inscrição através do formulário disponibilizado.

Encontrará informação mais detalhada sobre o projeto “Observar e Aprender”no website.