A FLUL de Norte a Sul

img 1411Até ao final do mês de julho deste ano, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) estará, ainda, mais perto dos alunos do Ensino Secundário e das comunidades escolares. Divulgar a oferta educativa da FLUL, esclarecer potenciais alunos, aconselhar percursos e, em muitos casos, motivar estudantes para a frequência do Ensino Superior são alguns dos objetivos das várias ações preparadas pela Faculdade de Letras.

“Na estrada” desde o início deste ano letivo, a FLUL marcou, já, presença em cerca de 30 feiras de orientação vocacional realizadas em Escolas Secundárias, nas regiões Centro e Sul do país, estando agendada, até julho, a sua participação em mais 40. Além destas iniciativas, que proporcionam o contacto direto com alunos, professores e alguns dos técnicos de orientação vocacional em estabelecimentos de ensino, a Faculdade de Letras irá, também, integrar cinco grandes eventos de divulgação do Ensino Superior.

Para além da 3.ª edição da Descobre a ULisboa, uma mostra que pretende dar a conhecer as várias áreas do saber da Universidade aos estudantes do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, e do Dia Aberto para Maiores de 23, que tiveram lugar na passada semana, durante o mês de fevereiro, a FLUL estará também representada na Feira de Mestrados e Doutoramentos Unlimited Future. A terceira edição desta iniciativa, destinada ao público com interesse na formação pós-graduada, terá lugar no dia 22 de fevereiro, entre as 16h e as 22h, na Alameda da Universidade, na Cidade Universitária.

20476582 1436368653096466 1460893580861165913 nA Faculdade de Letras rumará ao Norte do país, em março, para participar, pelo terceiro ano consecutivo, na Qualifica, um certame focalizado na oferta formativa e no emprego, e a mais importante feira de educação realizada naquela região, a decorrer entre 1 e 4 de março, na Exponor. Em simultâneo, valorizando a promoção da Faculdade e da sua oferta ao nível internacional, a FLUL atravessará o Atlântico para participar em mais uma edição do Salão do Estudante- Brasil, a maior feira de intercâmbio e mostra de cursos da América Latina. Entre 3 e 7 de março, a Faculdade de Letras irá estar presente em São Paulo (nos dias 3 e 4) e no Rio de Janeiro (nos dias 6 e 7 de março), estando agendadas, para a mesma ocasião, várias ações de divulgação em colégios do ensino médio destas regiões do Brasil.

O mês de março trará ainda consigo a Futurália- Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa-, a maior iniciativa nacional neste âmbito, que decorrerá entre os dias 14 e 17, na FIL (Feira Internacional de Lisboa), e na qual a FLUL participará, integrando o stand da ULisboa. Com uma ampla representação de alunos, professores, investigadores e técnicos, a FLUL estará presente com um conjunto de  iniciativas interativas que pretendem estimular a descoberta das áreas do saber da Faculdade de Letras, nomeadamente no campo das Artes e das Humanidades.

flul brasil 2017 3E para conhecer a FLUL, nada melhor do que a experiência na primeira pessoa. Com um programa pleno de atividades, o Dia Aberto da FLUL tem proporcionado aos estudantes dos ensinos Básico e Secundário o seu primeiro contacto com a Faculdade de Letras e com o Ensino Superior. Aulas abertas, visitas guiadas e outras atividades, organizadas em conjunto com a comunidade académica da FLUL, são algumas das propostas para este dia especialmente dedicado aos potenciais alunos e a todos os interessados em conhecer a Faculdade. Este ano, o Dia Aberto da FLUL terá lugar a 9 de maio.

No culminar do ano letivo, a ULisboa propõe mais uma semana de atividades destinadas aos alunos do ensino secundário. A quinta edição do Verão na ULisboa decorrerá em julho e integrará várias Escolas da ULisboa, entre elas a Faculdade de Letras. Uma vez mais, a FLUL irá proporcionar aos participantes um programa com atividades lúdicas e científicas, centradas nas Humanidades, pretendendo aproximar os jovens alunos do ensino secundário das áreas do conhecimento da Faculdade de Letras da ULisboa.

Como pode constatar, de Norte a Sul, não irão faltar oportunidades para vir ao encontro da FLUL. Fique atento, consulte a página.

Fotografia: FLUL - Divisão de Relações Externas
Texto: Marisa Costa, FLUL-Divisão de Relações Externas, Núcleo de Imagem Comunicação e Relações Externas