Dia Internacional da Mulher: “A Arqueologia no Feminino” na FLUL

mulher uniarq 2018No Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, a UNIARQ, Centro de Arqueologia da ULisboa, presta homenagem a todas as mulheres que investigam, ensinam e estudam Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sem esquecer a evocação de algumas pioneiras que se afirmaram pela qualidade do seu trabalho num mundo que ainda era, quase, exclusivamente masculino.

A presença de mulheres em Arqueologia tem, como em outras áreas científicas e profissionais, crescido de forma expressiva nas últimas décadas. Licenciadas, Mestres, Doutoras dirigem projectos de investigação, trabalhos de terreno, formação pós-graduada. O papel das mulheres nas políticas de salvaguarda do património, na produção activa de ciência e nos cenários de transmissão de conhecimentos é, hoje, celebrado. O Dia Internacional da Mulher comemora um futuro do qual tod@s fazem parte, num projeto que é também o da UNIARQ.

Assinalando na FLUL este dia internacional, a UNIARQ irá promover uma pequena exposição evocativa, intitulada “A Arqueologia no Feminino”, em homenagem a algumas das mais importantes mulheres arqueólogas do passado, presente e futuro da área. A iniciativa estará patente junto do Departamento de História da Faculdade de Letras.

Texto: UNIARQ