Encontra-se a decorrer a 6.ª edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral da Administração Escolar, a Escola Secundária de Camões e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A competição nacional destina-se aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico (escalão A) e do ensino secundário (escalão B) e tem como objetivo incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, aumentando o seu interesse pelo conhecimento da norma-padrão do Português Europeu e estimulando o espírito de rigor e de excelência.

A Faculdade de Letras associou-se a esta iniciativa em 2017, tendo sido nomeada coordenadora do projeto, na FLUL, e membro da Comissão Científica, a Professora Doutora Cristina Pimentel. Integram, ainda, a estrutura organizativa do concurso, pela Faculdade de Letras, a Professora Doutora Anabela Gonçalves e o Professor Doutor André Simões (Comissão organizadora), bem como a Professora Doutora Isabel Almeida e a Professora Doutora Margarida Braga Neves (Comissão Científica).

A segunda fase da competição terá lugar no dia 30 de maio, na Escola Secundária de Camões (para os alunos da região de Lisboa e Vale do Tejo). A primeira fase da competição realizou-se no dia 24 de abril.

Os prémios a atribuir aos três primeiros classificados em cada escalão (A e B) correspondem a um valor de 500,00 €, 300,00 € e de 200,00 €, respetivamente. As classificações finais e o apuramento dos vencedores do concurso serão anunciados até ao dia 15 de julho de 2018, devendo a entrega de prémios ocorrer previsivelmente no dia 21 de Setembro de 2018.

Fonte: DGE
Edição: Marisa Costa (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)