Prémio Universidade de Lisboa 2018 atribuído ao Professor Doutor António Borges Coelho

O Prémio Universidade de Lisboa 2018 foi atribuído a António Borges Coelho, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).

António Borges Coelho, catedrático jubilado da FLUL, historiador e investigador, constitui uma referência fundamental no âmbito da História e da historiografia portuguesa. A sua extensa obra bibliográfica versa sobre diversas temáticas, como as raízes da expansão portuguesa, a história da Inquisição ou a presença árabe no atual território português, incluindo, ainda, a poesia, o teatro e a ficção.

Segundo a deliberação do júri presidido pelo Reitor da Universidade de Lisboa, “para além da relevância do seu percurso científico, o júri sublinhou a grande erudição e acessibilidade da sua obra, e o seu comprometimento com a cultura e a língua, evidenciado no modo como integra na narrativa dos acontecimentos a caracterização detalhada de instituições, informações demográficas, e estruturas económicas, sociais e culturais.”

Entre outras distinções, o Professor António Borges Coelho foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago da Espada, pelo Presidente da Republica Portuguesa, em 1999.

 

Leia a Deliberação do Júri



Fonte: ULisboa

Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt