É já com uma semana de aulas que vamos encontrar Júlio Alves, aluno do primeiro ano da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas da FLUL. Júlio foi um dos três alunos que entraram na FLUL com nota mais alta na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior deste ano: 18,9 valores. 

img 6758Entrou na FLUL, em Lisboa, mas os últimos anos foram passados entre a Inglaterra, Escócia e França. No regresso a Portugal fez aquela que diz ser uma das mudanças da sua vida: trocou a área de Ciências, no ensino secundário, por Humanidades, com um único objetivo: entrar na FLUL. “Curiosamente eu estava em ciências mas aquilo que sempre quis fazer foi aprender línguas, para aprender mais sobre diferentes culturas e sobre o que com elas se relaciona”, conta. 

Júlio Alves, com 21 anos, explica que o seu foco foi entrar em Línguas, Literaturas e Culturas na FLUL, uma vez que todo o curso, “não esquecendo os minors e os majors”, lhe captaram a máxima atenção. O aluno refere que a reputação da FLUL é inquestionável e foi determinante na sua escolha: “até em Inglaterra a FLUL é conhecida, por isso nem poderei outras opções: foi mesmo a minha primeira escolha e cá estou”. 

img 6778Sobre as marcas distintivas da Faculdade, Júlio Alves explica que “a FLUL é uma das grandes escolas da Universidade de Lisboa, com um ensino de excelência, que vai ao encontro do que procuro. A minha irmã mais velha, que acabou agora o Conservatório, sempre me disse que a melhor faculdade ao nível de artes é a FLUL”.

Depois das primeiras aulas, o novo aluno refere que O Estudo da Literatura é a unidade curricular que lhe está a despertar mais atenção. “Língua grega está a ser, também, uma agradável descoberta. Penso que vou virar-me, bastante, para estudos clássicos e literatura em geral”, acrescenta. 

Depois de ter conhecido a Biblioteca da FLUL, Júlio Alves ganhou novas certezas: “daqui a três anos vejo-me a continuar a estudar, quem sabe, a seguir a via académica aqui na FLUL”.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: Marisa Costa e Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)