Letras a Norte

“Procuro um curso sobretudo teórico. Quero estudar História” afirmou João Pedro, que quer ser professor, aos representantes da FLUL na última Qualifica- Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego realizada entre 28 de Fevereiro e 3 de Março na Exponor, em Matosinhos.

dest ln75

Sob o mote “News jobs, more freedom” a Qualifica 2019 repetiu, pelo segundo ano consecutivo, o número recorde de visitantes, tendo contado com cerca de 40.000 pessoas oriundas de todo o país, que acorreram à Exponor para conhecer as últimas novidades sobre a oferta formativa nacional, do ensino profissional ao ensino superior, e procurar esclarecimentos sobre cursos específicos em contacto directo com as instituições de ensino.

A Faculdade de Letras visitou o norte do país pela quarta vez para participar naquela que é a maior iniciativa da região, e a segunda maior feira de educação e formação nacional, tendo sido representada no stand da Universidade de Lisboa, conjuntamente com outras Escolas da ULisboa, entre as quais as Faculdades de Ciências, Medicina, Arquitectura e Direito, Instituto Superior de Economia e Gestão e Instituto Superior Técnico.

A 12.ª edição da Qualifica contou com 120 expositores, entre universidades públicas e privadas, centros de formação profissional e instituições públicas de educação e formação, tendo procurado reflectir, segundo a organização “o perfil do profissional do futuro, não apenas a nível de saídas profissionais, como também do desenvolvimento de competências pessoais que acrescentem valor a um mercado em rápida evolução e cada vez mais voltado para a indústria 4.0.”

No espaço da ULisboa, por sua vez, foram inúmeras as questões sobre a formação oferecida pela Faculdade de Letras, sobretudo de alunos do ensino secundário. “Quero fazer o curso de Arqueologia, em Letras”, disse Juliana, prestes a terminar o ensino secundário, mas apontando, já, para um percurso académico que inclui a investigação e a frequência da universidade na capital.

dest ln75 2Uma alternativa para os estudantes do norte e centro do país que procuram cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento em Lisboa, a Qualifica, a maior acção de contacto directo da Faculdade de Letras com potenciais estudantes daquelas regiões, tem permitido dar a conhecer a oferta formativa a um público que procura regularmente cursos específicos unicamente oferecidos em Lisboa. No presente ano lectivo, quase a par com a região de Lisboa, os estudantes oriundos de outras regiões de Portugal representam perto de metade dos alunos inscritos em cursos de licenciatura.

Os cursos de Estudos Asiáticos e de Estudos Gerais fizeram também parte dos pedidos de esclarecimento sobre as licenciaturas da Faculdade de Letras, devendo-se o interesse dos alunos, possivelmente, à singularidade desta oferta formativa da FLUL no âmbito das instituições de Ensino Superior nacionais.

As solicitações junto da Faculdade de Letras foram, aliás, muito diversificadas, tendo sido muitos os estudantes curiosos sobre a oferta de cursos livres, em especial os cursos de línguas estrangeiras, quer como formação complementar para a área do turismo e da hotelaria, quer pela vantagem em aprender uma língua estrangeira que se possa destacar nos seus currículos, como os idiomas da Ásia.

A Qualifica deste ano recebeu as visitas do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

Fonte: Qualifica; FLUL-DRE

Fotografia: Patrícia Silva (FLUL- DRE, Núcleo de Cooperação Internacional) e Raquel Moreira  (FLUL- DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)
Texto: Marisa Costa (FLUL- DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)