Falecimento do Professor Doutor Giuseppe Tavani (1924-2019)

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa manifesta o seu enorme pesar pelo falecimento do Professor Doutor Giuseppe Tavani, Professor Jubilado da Universidade de Roma "La Sapienza" e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Letras (1998).

Filólogo italiano licenciado na Universidade de Roma, Giuseppe Tavani foi um dos principais estudiosos da literatura medieval galega, portuguesa, catalã e provençal. Deu aulas de Literatura Portuguesa nas Universidades de Veneza, Siena e Roma “La Sapienza”, assegurando nesta última, a partir de 1974, a Cátedra de Filologia Românica.

Em Portugal, colaborou com diversas universidades, sendo responsável por vários seminários de pós-graduação e orientações de investigação.

Entre as suas obras mais conhecidas destacam-se A Poesia Lírica Galego-Portuguesa (1990), Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa (1993), Arte de Trovar do Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa (1999) e Trovadores e Jograis - Introdução à Poesia Medieval Galego-Portuguesa (2002).

Em 1975 foi entrevistado no programa Encontro da RTP, uma entrevista que pode ver aqui.