Exposição e antologia assinalam aniversário do jornal "Os Fazedores de Letras"

Antecipando o lançamento da edição n.º 81, Os Fazedores de Letras decidiram celebrar os 26 anos do jornal de estudantes da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (AEFLUL). Iniciado em 1993, este projecto encontrava-se inactivo desde 2015, até regressar com uma nova equipa em Setembro de 2018.

04 29 2019 osfazedoresletras

Uma das primeiras ideias do grupo que retomou as rédeas do jornal foi a de realizar uma pequena exposição sobre a história deste periódico, de modo a transmitir à comunidade actual da Faculdade um pouco do sentido de continuidade que encontraram ao pegar no projecto. Com esta iniciativa tenta-se colmatar um certo esquecimento instaurado na comunidade estudantil, principalmente junto dos novos alunos, que não têm maneira fácil de consultar as edições passadas da publicação. A exposição pretende, assim, demonstrar a evolução do jornal, que ao longo dos anos foi alvo de reinvenção constante, de mudanças de registo e material, do físico ao digital, mas que continua a ser feito com a mesma paixão pelas sucessivas gerações de “fazedores de letras”.

Acompanhando a exposição, Os Fazedores de Letras lançam um suplemento impresso com uma antologia de alguns dos textos mais significativos das sucessivas gerações do projecto, em paralelo com a habitual edição em formato online (que poderá ser consultada no início de Maio). A antologia comemorativa irá ser distribuída junto da exposição, no Átrio Principal da FLUL, de 29/04 a 2/05.

Para a organização deste evento, Os Fazedores de Letras aliaram-se a Isabel Garcez, fundadora e ex-directora do jornal, e aos alunos de terceiro ano de Licenciatura em Design de Comunicação da Faculdade de Belas-Artes da UL (aos quais se deve o design da edição e da exposição), bem como à sua professora Sofia Leal Rodrigues. A realização da exposição e a impressão da acompanhante edição comemorativa foram tornadas possíveis pelo financiamento da Associação de Estudantes da FLUL, da qual Os Fazedores de Letras são núcleo constituinte.

O Jornal Os Fazedores de Letras é um projecto aberto à participação de qualquer aluno da FLUL, em constante procura de todo o tipo de contribuições – artigos sobre os mais variados tópicos, como críticas de literatura, cinema ou música; reportagens; poemas e contos; fotografia – e da participação de novas pessoas. Pode ser lido no website, contactado através do endedeço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., e seguido através das suas páginas de redes sociais no Facebook ou no Instagram.

Texto: Direcção de Os Fazedores de Letras