Olimpíadas da Cultura Clássica regressam à FLUL

A FLUL recebe no próximo dia 5 de Junho, a partir das 14 horas, a cerimónia solene de entrega dos prémios da segunda edição das Olimpíadas da Cultura Clássica, uma iniciativa desenvolvida em parceria pela FLUL (Centro de Estudos Clássicos) e a Rede de Bibliotecas Escolares.

flul olimpiadascclassica18

Lançado em 2017 e destinado aos alunos do ensino básico e secundário, o projecto tem como objectivo aumentar os conhecimentos destes alunos sobre a Cultura Clássica e, sobretudo, levá-los a descobrir a sua presença na actualidade.

Na edição deste ano vão ser premiados 42 participantes nas diferentes categorias a concurso - desafio de escrita, desafio de artes plásticas e multimédia - de três escalões etários: escalão A do 4.º ao 6.º ano, escalão B do 7.º ao 9.º ano e o escalão C composto pelas participações dos alunos do ensino secundário.

"Perseu e Andrómeda", "Dido e Eneias" e "As Sete Maravilhas do Mundo Antigo” são os temas escolhidos para esta segunda edição, que contará com uma exposição dos trabalhos recebidos no átrio da Faculdade. Na edição do ano passado participaram 1.800 alunos.

Durante a sessão de entrega dos prémios das Olimpíadas será, também, apresentado o programa "Cientificamente Provável", com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.

O programa "Cientificamente Provável" visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, através do estabelecimento de uma ligação mais estreita entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias.

A parceria entre as diversas instituições que participem no programa passará pela realização de sessões sobre temas da especialidade da unidade de investigação, pela promoção de contactos informais entre investigadores e alunos, pela realização de visitas de estudo, entre outras actividades.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)

Fotografia: FLUL-DRE, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas