II Encontro "A Universidade de Lisboa e o Património"

O segundo encontro "A Universidade de Lisboa e o Património" realiza-se entre os dias 27 e 30 de Novembro de 2019. A iniciativa é, este ano, organizada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (ULisboa), em conjunto com a Reitoria e outras Escolas da ULisboa.

O encontro abordará o património cultural e natural da ULisboa, nas suas vertentes científica, artística, histórica e arquitectónica, reunindo património do saber e da ciência, representado pelos edifícios, museus, bibliotecas, arquivos, laboratórios, jardins e coleções da Universidade, identificados como fontes de memória, compreensão, identidade, diálogo, coesão e criatividade.

O papel da Universidade de Lisboa no contexto da história e memória do ensino nacional e europeu nos últimos séculos sublinha a importância desta iniciativa que, segundo a organização, assenta nas “diretrizes internacionais, segundo as quais cabe às instituições a responsabilidade da preservação dos seus elementos patrimoniais e da sua divulgação”.

Apoiada por uma visão transdisciplinar, a iniciativa pretende promover a intersecção de diversos domínios do conhecimento e do saber desenvolvidos na Universidade de Lisboa, desde as Artes e Humanidades às Ciências e Tecnologias.

O encontro pretende ainda sensibilizar a comunidade académica para a importância do seu património e promover o seu envolvimento no estudo e estabelecimento de estratégias de salvaguarda, preservação, valorização e divulgação do património, fundamental para a construção de uma identidade comum.

Até ao dia 15 de Outubro, está aberta a call para comunicações no âmbito deste Encontro. Para mais informações consulte o website

Fonte: FBAUL
Texto: Marisa Costa (FLUL- DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)