Com o objectivo de facilitar a integração dos novos alunos, a FLUL dinamiza, pelo quarto ano consecutivo, o Programa de Mentorado. O número de participantes - mentores e mentorandos - tem crescido e, em 2020/ 2021, já chega a cerca de 400 alunos de seis cursos de Licenciatura.
“Responsabilidade”, “entreajuda” e “disponibilidade”, são as palavras mais usadas pelos guias e mentores para definir o Programa de Mentorado da FLUL. Na prática, o Programa corresponde a um apoio dos pares, em que um mentor, habitualmente estudante de anos mais avançados de Licenciatura, ajuda um ou mais colegas do 1.º ano - mentorandos - no processo de transição para o Ensino Superior e na adaptação à instituição e ao curso. Coordenado pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NApE) da FLUL, conta também com uma participação activa dos Directores de Curso.
Em 2020/ 2021, as seis licenciaturas abrangidas pelo Programa são Ciências da Linguagem, Estudos Africanos, Estudos Portugueses, Filosofia, História da Arte e Línguas, Literaturas e Culturas e são elegíveis para mentorandos todos os alunos que frequentam o 1.º ano destes cursos.
Daniela Oliveira, aluna de Estudos Africanos, já passou pelos três papéis neste Programa: mentoranda, mentora e, agora, guia. Num ano lectivo diferente, os desafios do Programa são ainda maiores, e as estratégias de contacto entre os participantes mais criativas: “o programa de Mentorado permite que os “velhos” e os novos alunos tenham contacto entre si, mesmo que a distância, através de plataformas como o WhatsApp e o Zoom”, conta. A mentora Marta Fonseca, aluna do curso de História da Arte, também criou um grupo privado numa rede social: “é neste chat que, semanalmente, falo com os meus colegas de 1.º ano na tentativa de procurar saber como está a correr o processo de adaptação, se conseguem acompanhar as aulas, que avaliações vão ter, de forma a tentar ajudá-los no que me for possível”.
Também Sarah Rebelo, mentora do curso de Estudos Portugueses, sustenta que este ano lectivo está a ser mais desafiante: “com o actual quadro pandémico, muitos foram aqueles que levantaram questões sobre o funcionamento das aulas online, como é que se procedem as avaliações”.
Como funciona o Programa de Mentorado FLUL
Para serem mentores, em regime de voluntariado, os alunos deverão estar no 2.º ou 3.º ano de Licenciatura e deverão ter, à partida, 60% de aprovações para serem elegíveis. O NApE tem fornecido a listagem dos alunos que cumprem esses critérios aos Directores de Curso, que são responsáveis pelo recrutamento, seja por convite directo a alguns alunos ou generalizado. No caso dos guias, são alunos de um curso com mentorado, preferencialmente que já tenham sido mentores em anos passados, e que se disponibilizem, também em regime de voluntariado, para apoiar o NapE na organização e gestão do Programa.
Este ano, um dos eleitos para guia foi o aluno Francisco Mariz, do curso de Línguas, Literaturas e Culturas e que participa no Programa pela primeira vez, que explica que tem “tido um papel importante de ligação entre Mentor-Mentorando: o apoio que o guia fornece a todos os intervenientes durante o semestre não se esgota em simples esclarecimentos; há uma missão que todos nós interiorizámos de entreajuda”. Naquele que é o curso em que mais novos alunos entram em cada ano lectivo, em 2020/ 2021 são mais de uma centena os mentorandos a participar, situação que exige uma articulação maior entre todos.
Margarida Nunes, do curso de Filosofia, é outra das mentoras a participar, destacando que “os apoios que eu tenho prestado são focados, não só, no desempenho académico dos meus mentorandos; são, além disso, apoios para a socialização dos mesmos dentro do meio académico”. Isso mesmo clarifica Luísa Reis Santos, uma das coordenadoras do Programa no Núcleo de Apoio ao Estudante da FLUL, que esclarece que há “benefícios para os mentores ao nível do desenvolvimento de competências transversais como a gestão de tempo, as competências sociais e comunicacionais ou a responsabilidade”.
A participação no Programa de Mentorado é simples: “logo quando fazem a matrícula, e ao aceitarem participar no Programa, os alunos têm a oportunidade de ter um mentor, isto é, uma pessoa disposta para os ajudar, alguém na Faculdade que os pode orientar”, explica a mentora Carolina Machado, da Licenciatura em Ciências da Linguagem.
Em funcionamento desde 2017/ 2018, o Programa de Mentorado da FLUL abrangeu nesse ano três cursos - Ciências da Linguagem, Filosofia e Estudos Portugueses -, 23 mentores e cerca de 155 mentorandos. Em 2020/ 2021 já conta com seis cursos abrangidos, quase 100 mentores, oito guias e cerca de 400 mentorandos. Todas as informações sobre o Programa podem ser consultadas aqui.
Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)
Fotografia: Direitos Reservados