A FLUL em visita à China para participar em duas iniciativas no âmbito do ensino de Português e Chinês

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa irá participar, em dezembro, em duas iniciativas a ter lugar na China, no âmbito do ensino de Português e de Chinês enquanto línguas estrangeiras e das relações de cooperação com instituições de ensino chinesas no contexto da difusão da língua portuguesa.

destaque chmcNo dia 9 de dezembro, o Diretor da Faculdade de Letras da ULisboa, Professor Doutor Paulo Farmhouse Alberto, irá participar, em Macau, no seminário “Formação de Professores de Português”, uma iniciativa do Departamento de Português da Universidade de Macau. O encontro surge na sequência da recente aprovação, pelo governo da Região Administrativa Especial de Macau, de um projeto conjunto de formação de professores de Português no qual estão envolvidas a Universidade de Macau, a Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Letras, a Universidade de Línguas Estrangeiras de Beijing e a Universidade de Ciências e Tecnologia de Macau.

A iniciativa dará especial ênfase à formação de professores de Português Língua Estrangeira e pretende, também, favorecer o desenvolvimento e concretização do referido projeto, que ambiciona contribuir para a formação de quadros qualificados bilingues (Português-Chinês) em Macau e no interior da China. Da agenda desta visita, destaque, ainda, para o encontro agendado entre o Diretor da FLUL e a Diretora da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Macau, Professora Doutora Hong Gang JIN.

ciclocinema nov 2016 018O 11.º congresso anual do Hanban/ Confucius Institute Headquarters irá decorrer entre 9 e 11 de dezembro em Kunming, cidade do sul da China reconhecida pela sua diversidade étnica e cultural. Irão participar neste grande congresso global dos Institutos Confúcio, que reúne mais de três milhares de participantes, o Vice-Reitor da Universidade de Lisboa (ULisboa), Professor Doutor Luís Ferreira, em representação do Reitor da ULisboa, a Diretora do Instituto Confúcio da ULisboa (IC ULisboa), Professora Doutora Teresa Cid e o Diretor da FLUL, Professor Doutor Paulo Farmhouse Alberto.

Assinalando-se 12 anos sobre a criação dos Institutos Confúcio- representando um ciclo completo no zodíaco chinês- e a abertura de 500 Institutos Confúcio e de 1000 aulas Confúcio, o encontro constituir-se-á como um momento de enorme relevância na história do Hanban e do ensino da língua e cultura chinesas no mundo. Prevê-se, também, que durante a iniciativa seja anunciado o novo dirigente do Hanban, em consequência da recente aposentação da Diretora-Geral, Senhora Xu Lin, que visitou a Universidade de Lisboa em julho de 2014.

O Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa tem participado regularmente neste congresso anual do Hanban. À semelhança de anteriores edições, que contaram com a intervenção do Instituto Confúcio da ULisboa em diversas sessões, a Diretora deste Instituto, Professora Doutora Teresa Cid irá dirigir uma das sessões programadas e apresentar uma comunicação sobre "Tradução de materiais de ensino em línguas estrangeiras", durante a qual será apresentado o volume "Poetas de Lisboa". A obra em língua chinesa (Lisiben Shiren) foi recentemente lançada pela editora LisbonPoets e conta com o apoio do Instituto Confúcio da ULisboa.

Imagens gentilmente cedidas pelo Instituto Confúcio da ULisboa.