"Arigatou, Waseda Daigaku!"

“Ter uma oportunidade como esta é, sem dúvida, um privilégio“ afirmam as duas alunas da licenciatura em Estudos Asiáticos da Faculdade de Letras da ULisboa, Oxana Dimova e India Luther-Jones, sobre o período de estudos que se encontram a frequentar na Universidade de Waseda, em Tóquio, no Japão, desde há quatro meses.

A estratégia da Faculdade de Letras na área da mobilidade internacional de alunos, investigadores e docentes tem sido marcada não apenas pela participação em programas como o Erasmus +, e outros consórcios, mas também pela transposição do espaço europeu. A FLUL tem envidado esforços, desde há vários anos, para o estabelecimento de relações de cooperação com Universidades e outras entidades, em países relacionados com as suas diferentes áreas de estudos.

1474815461039O acordo estabelecido entre a Universidade de Lisboa e a Universidade de Waseda, uma instituição de ensino superior particular fundada em 1882, tem permitido, ao longo dos últimos anos, concretizar o desejo de vários estudantes da FLUL. Sendo maioritariamente procurada por alunos de Estudos Asiáticos, esta parceria, em paralelo com outros acordos estabelecidos com universidades de países como a China e a Coreia, tem-se revelado fundamental para o aprofundamento da formação destes alunos.

1474815554548A mobilidade internacional tem sido promovida junto de centenas de alunos da FLUL que têm usufruído de períodos de estadia em Universidades em todo o mundo, experiências que enriquecem os seus percursos académicos com diferentes aprendizagens, como comprovam Oxana e India “Tudo tem sido muito melhor do que poderíamos imaginar. Experienciámos momentos inesquecíveis, fizemos imensos amigos, vivemos uma cultura totalmente diferente e estamos sempre a aprender.” E as estudantes acrescentam: “Estudar na Universidade de Waseda, no centro de Tóquio, tem sido ambos um desafio e uma aventura espetacular. Conhecer o Japão, a sua língua, a sociedade e a vida quotidiana, é algo que sempre quisemos, mas [que] nunca pensámos [conseguir] atingir. É um sonho tornado realidade.”

1483711718774Este ano, as duas melhores alunas selecionadas puderam, ainda, usufruir de uma bolsa de apoio ao alojamento, atribuída com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.