A Faculdade de Letras associa-se à Fundação Oceano Azul

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa acaba de se associar à Fundação Oceano Azul, através da prestação de consultoria especializada. No âmbito dos objetivos desta nova fundação, a FLUL irá designar docentes e investigadores que irão integrar o Conselho de Curadores da Fundação Oceano Azul (FOA), orgão responsável pelo plano estratégico da Fundação.

fundacao onda azul 3 copiaA FOA foi lançada no passado dia 17 de março, em Lisboa, designando como missão principal “contribuir para um oceano saudável e produtivo”, no contexto da proteção dos oceanos, da vontade de reaproximar Portugal dos assuntos relacionados com o mar e de “ajudar o país a exercer um papel de liderança” na agenda internacional sobre o tema. A Fundação pretende agir em prol da defesa dos oceanos, especialmente através da atuação nas áreas da educação e literacia, conservação, sustentabilidade e políticas públicas, regulação e legislação.


Viriato Soromenho Marques, Professor Catedrático da Faculdade de Letras e especialista em Filosofia Política, com um relevante currículo relacionado com a defesa do ambiente e o desenvolvimento sustentável, irá assegurar, em nome da FLUL, o serviço de consultoria especial, integrando o já mencionado Conselho de Curadores. Prevê-se, também, que este Conselho possa, futuramente, solicitar à Faculdade de Letras a nomeação de outros consultores especiais.


A Fundação Oceano Azul assume como marca distintiva uma visão e gestão integrada do trabalho que “permita explorar uma abordagem mais holística e proceder à ‘associação de ideias-chave’”, integrando várias áreas do conhecimento na persecução dos seus objetivos. Segundo o jornal “Diário de Notícias”, a FOA “assume-se como a maior aposta de sempre na promoção da sustentabilidade dos oceanos por parte da sociedade civil portuguesa, com um investimento global de 55 milhões de euros nos próximos dez anos para atividades de educação ambiental e conservação de ecossistemas marinhos.” Recorde-se que Portugal possui a 3.ª maior zona económica exclusiva (ZEE) da União Europeia e a 11.ª ZEE do mundo.


José Soares dos Santos é o presidente desta nova Fundação (veja, aqui, a sua mensagem de boas-vindas). A FOA integra, ainda, um Conselho de Administração e uma Comissão Executiva.

 

 

Texto: Marisa Costa
Foto: direitos reservados

Fontes: Oceano Azul FoundationOceanário de LisboaDiário de Notícias

Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt