A FLUL de Norte a Sul

Na passada quarta-feira, dia 20 de abril, a Faculdade de Letras abriu as suas portas a cerca de 300 alunos do ensino secundário, oriundos de todo o país, para mais um Dia Aberto. Dar a conhecer cursos, espaços e o que a Faculdade tem para oferecer foram alguns dos desafios desta iniciativa. Contando com a participação de vários alunos e docentes da FLUL, foram promovidas 50 aulas abertas em cursos de Licenciatura, dez visitas guiadas e diversas atividades científicas que procuraram ir ao encontro da curiosidade dos estudantes do ensino secundário.

Fora de portas, a Faculdade de Letras da ULisboa marcou, já, presença, de Norte a Sul do país, em cerca de meia centena de feiras de educação e formação, desde o início de 2017, promovendo diretamente a sua oferta formativa junto de potenciais alunos, agentes educativos e público em geral.

Num registo descontraído, as duas Feiras de Mestrados e Doutoramentos Unlimited Future realizadas em fevereiro tiveram como principal objectivo promover a interacção entre potenciais alunos e representantes de instituições de ensino que divulgaram os seus cursos de formação avançada - Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos. A FLUL integrou as duas edições de 2017 da Unlimited Future: a edição de Lisboa que decorreu na Alameda da Universidade, na Cidade Universitária, no dia 16 de fevereiro e a edição do Porto, que teve lugar no dia 23 de fevereiro, no Hardclub.

Em março, entre os dias 8 e 11, a segunda edição da Descobre a ULisboa decorreu no Picadeiro do Museu de História Natural e da Ciência da ULisboa. Os estudantes que visitaram esta Mostra Científica puderam conhecer de perto as 18 Escolas da ULisboa e participar nas inúmeras atividades planeadas.

Entre 16 e 19 de março, a FLUL participou, pela segunda vez, na Qualifica- Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, realizada na Exponor- Porto. A edição deste ano mobilizou cerca de 33 mil visitantes, sobretudo estudantes do ensino secundário do norte do país.

Março trouxe, também, uma nova edição do maior evento de promoção do Ensino Superior do país, a Futurália, que decorreu entre 29 de março e 1 de abril, na FIL- Feira Internacional de Lisboa. Contando com a presença de inúmeros professores e alunos, em representação das várias Licenciaturas da Faculdade de Letras, foi possível partilhar experiências, promover atividades e esclarecer as dúvidas dos jovens que visitaram o espaço da FLUL no stand da ULisboa, ao longo dos quatro dias de certame.

Ao nível internacional, o mês de março foi ainda marcado pela participação da FLUL no Salão do Estudante do Brasil, a maior feira de ensino internacional da América Latina que percorre várias cidades daquele país, sendo considerado o maior evento de captação de estudantes internacionais. A FLUL esteve presente em São Paulo, nos dias 11 e 12 e no Rio de Janeiro, nos dias 14 e 15, integrando o stand da ULisboa. A Reitoria da ULisboa deu continuidade à representação da Universidade, tendo estado, ainda, presente nas cidades de Porto Alegre e de Curitiba, integrando o stand “Universities of Portugal”. Num total de 16.893 visitantes contabilizados em São Paulo e 9.589 visitantes no Rio de Janeiro, foram esclarecidos individualmente, no stand da ULisboa, cerca de 712 e 644 estudantes em cada uma das cidades visitadas, respetivamente. Do total de interessados, cerca de 19% demonstraram o seu interesse pela oferta formativa da Faculdade de Letras.

Até junho, estará em curso o roadshow de Feiras de Orientação Vocacional promovidas pela Inspiring Future junto das comunidades académicas de Escolas Secundárias. Contando com a colaboração dos alunos Embaixadores FLUL, até ao momento, a FLUL assinalou a sua presença em cerca de 30 estabelecimentos de ensino público e privado dos distritos de Lisboa e de Setúbal.

Dia Aberto FLUL

dia aberto 1    dia aberto 2

Unlimited Future (Lisboa e Porto)

unlimited future lisboa 1    unlimited future porto 1