FLUL Alumni: "Unir o passado ao presente para marcar o Futuro"

imagem newsletterCom dois anos de existência, o projecto “FLUL Alumni – Memórias Vivas” iniciou uma nova fase em janeiro de 2017, com várias iniciativas para os Antigos Alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o lançamento de um novo website.

Apostando numa comunicação direta com os Alumni, procurando dar-lhes voz, mostrando quem são, o que fazem, e como a FLUL tem sido crucial no seu percurso profissional, o “FLUL Alumni – Memórias Vivas” assenta, sobretudo, na proximidade.

Com base nessa ideia, o FLUL Alumni tem recebido centenas de testemunhos de antigos alunos, que relatam as memórias que têm da sua passagem pela FLUL, e que, agora, querem partilhar com todos. Muitas vezes a trabalhar a milhares de quilómetros daquela que foi a sua “casa” de formação ao longo de vários anos, os antigos alunos da Faculdade relatam, também, o seu dia-a-dia profissional. O interesse que o projeto tem despertado originou, aliás, a criação da rubrica “FLUL Alumni pelo Mundo”, em que são os próprios alunos a guiarem toda a comunidade académica da FLUL pelo trabalho que desenvolvem, mostrando em fotografia e vídeo o que fazem. O “Passaporte FLUL Alumni” já foi carimbado no México e há mais viagens previstas para breve!

São também, já, vários os antigos alunos entrevistados pelo “FLUL Alumni”, e que aceitaram lembrar os seus tempos de Faculdade. Foi dado, igualmente, destaque aos projetos em que estão inseridos, e o espaço de reportagem audiovisual - “(Re)Viver a FLUL” -, onde os Alumni recordam os tempos de Faculdade, tem mostrado ser uma aposta capaz de cativar a atenção de todos.

Seguindo a linha de proximidade definida pelo projeto, será lançado na próxima semana o “Conversas Com Alumni”, um encontro informal, com entrada livre, no qual dois Antigos Alunos – neste caso, João Couvaneiro e Pedro Moreira, formados em História pela Faculdade de Letras e com percursos profissionais abrangentes – irão partilhar com os atuais alunos as suas vivências na Faculdade, e abordar questões relacionadas com a formação ao longo da vida, o mercado de trabalho, entre outras questões que possam ser levantadas pelos alunos (as inscrições ainda estão abertas).

E porque o “FLUL Alumni – Memórias Vivas” quer estar cada vez mais próximo dos antigos alunos, têm sido vários aqueles que se têm registado no website. Um registo que dá direito ao Cartão FLUL Alumni, que confere descontos e condições especiais em diversos serviços que estabeleceram parceria com o projeto.

O “FLUL Alumni” não esquece as “Memórias Vivas” e, por isso, o espaço de “Biografias” do website tem vindo a aumentar. São já várias dezenas as biografias de Alumni com destaque e influência públicas disponíveis, e que têm gerado inúmeras visualizações.

Em preparação, neste momento, está também o “Encontro Anual FLUL Alumni”, a realizar ainda este ano. Já com o Núcleo de Orientação, Gestão e Aconselhamento de Carreira da FLUL, está a ser delineado um programa de “Mentoring”, em que os Antigos Alunos serão convidados a apoiar os alunos da FLUL na sua formação e na integração futura no mercado de trabalho.

Como se comprova, são muitas as propostas do “FLUL Alumni”, criadas com o objetivo principal de “Unir o Passado ao Presente para marcar o Futuro”!

Texto: Tiago Artilheiro, FLUL Alumni