Homenagem ao Doutor Bouamrane Cheikh

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Centro de História da ULisboa (CH-ULisboa) promoveram, no passado dia 23 de maio, uma sessão de Homenagem ao Doutor Bouamrane Cheikh (n.1924–m.2016), antigo presidente do Alto Conselho Islâmico Argelino que desenvolveu uma meritória ação no domínio filosófico e cultural no âmbito das relações luso-argelinas.

A sessão iniciou-se com umas breves palavras de abertura proferidas pelo Professor Doutor António Dias Farinha (FLUL), pelo Diretor do Centro de História da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Hermenegildo Fernandes, por Sua Excelência a Embaixadora da Argélia, Senhora Fatiha Selmane, e, finalmente, pelo Diretor da Faculdade de Letras, Professor Doutor Paulo Jorge Farmhouse Simões Alberto. Entre os vários convidados, associaram-se, também, a esta homenagem o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação, Dr. Manuel Pechirra, e o Professor Doutor Luís Araújo (FLUL).

Na ocasião, o Centro de História recebeu, ainda, uma doação de livros oferecidos pela Embaixada da Argélia em Portugal, alguns da autoria de Bouamrane Cheikh.

Refira-se que Faculdade de Letras estabeleceu um protocolo de colaboração com a Argélia para o estudo e aproveitamento dos recursos hídricos, do qual se destaca o projeto liderado pela Prof.ª Doutora Isabel Ribeiro (FLUL; CH-ULisboa), intitulado “As culturas da água em meios áridos e semiáridos”. Também na área da História e da língua, têm-se multiplicado, na Faculdade de Letras, as iniciativas conducentes a uma maior aproximação dos dois povos.