Sociedade Portuguesa de Autores apoia projeto do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) assinaram, no passado dia 20 de junho, um acordo que determina o apoio da SPA à realização do Projeto “Literatura-Mundo: perspectivas em português”, uma iniciativa do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL.

O projeto, de natureza antológica e “com enfoque na ideia de literatura enquanto objecto em circulação global”, é coordenado pela Professora Doutora Helena Buescu e apresenta-se dividido em três partes, prevendo-se a publicação de sete volumes: uma primeira parte dedicada às literaturas escritas em português; uma segunda votada às literaturas europeias; e uma terceira parte englobando manifestações literárias não se enquadrem nos contextos já referidos.

Na sessão de assinaturas deste acordo de financiamento, atribuído em sede de concurso pela Sociedade Portuguesa de Autores, através do seu Fundo Cultural, estiveram presentes o Diretor da Faculdade de Letras da ULisboa, Professor Doutor Paulo Farmhouse Alberto, o Presidente da SPA, Dr. José Jorge Letria, a Coordenadora-geral do “Projecto Literatura-Mundo: Perspectivas em Português”, Professora Doutora Helena Buescu, e o Administrador da SPA, Dr. Pedro Campos.



Desenvolvido com a participação de colaboradores de todo o mundo, o “Projecto Literatura-Mundo: Perspectivas em Português” será, ainda, articulado com redes internacionais, como o Institute of World Literature, da Harvard University (E.U.A.),  e o consórcio europeu University and School for a European Literary Canon (ELiCa).

A Sociedade Portuguesa de Autores vem reafirmar, com o apoio a esta iniciativa, o seu contributo para o enriquecimento e para a diversidade da Cultura Portuguesa, “sublinhando a sua dimensão e alcance e a sua importância para a preservação de obras fundamentais da memória colectiva de países, povos e séculos que deverá ser protegida por especialistas académicos e divulgada”, segundo comunicado emitido sobre o acontecimento.

 

Fontes: CEC- FLUL; SPA

Formulário para divulgação de iniciativas da FLUL

Aqui encontra o formulário para envio de informação sobre iniciativas de âmbito científico, académico e cultural, para divulgação na Agenda da FLUL.
Solicita-se o envio deste formulário, devidamente preenchido, com a antecedência mínima de uma semana relativamente ao início da atividade.
Email: comunicacao@letras.ulisboa.pt