Revista "Disputatio" classificada como Q2 no ranking SCImago/Scopus, pelo terceiro ano consecutivo

disputatioA revista de filosofia Disputatio – International Journal of Philosophy, publicada pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, foi avaliada com a categoria Q2 (Quartil 2) do ranking SCImago/ Scopus, pelo terceiro ano consecutivo, sendo, presentemente, a revista de Filosofia publicada num país iberoamericano em melhor posição naquele índice.

Integrando este ranking desde 2001, em 2015 ascendeu ao Quartil 2, mantendo-se, atualmente, na metade superior da lista de classificação, na posição global 132, num total de 477 publicações na área de Filosofia.

A Disputatio é uma revista internacional de Filosofia, publicada semestralmente em acesso aberto pelo Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL), sendo editada pelo grupo de pesquisa LanCog (Language, Mind and Cognition), com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Criada em 1996, a revista foi inicialmente publicada pela Sociedade Portuguesa de Filosofia. Desde 2002, passou a ser editada pelo CFUL, que optou pela publicação exclusiva online a partir de 2013.

Recorde-se que a Disputatio se encontra indexada em vários rankings internacionais, sendo a única publicação portuguesa classificada simultaneamente como INT2 no ERIH (European Reference Index for the Humanities) e e como categoria B no ERA - Excellence in Research for Australia (índice do Australian Research Council), segundo dados de 2016.

Fontes:
SCImago/ Scopus [acedido em 17/07/2017]