Homenagem na FLUL: Professor Francisco Vieira de Almeida condecorado pelo Presidente da República, a título póstumo

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) prestou homenagem ao Professor Doutor Francisco Vieira de Almeida no passado dia 19 de setembro, em sessão presidida pelo Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, decorrida no Anfiteatro I da FLUL.

Clique nas imagens

O evento contou com a intervenção de abertura do Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Paulo Farmhouse Alberto, tendo-se seguido as alocuções do Diretor da Biblioteca da FLUL, José Pedro Serra, do filho do homenageado, Vasco Vieira de Almeida - que recordou, num emocionante testemunho, a vida e a obra do seu pai - do Professor Catedrático do Departamento de Filosofia da FLUL, Pedro Calafate, e do Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, tendo sido do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a última intervenção.

A última intervenção da sessão, pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, foi assinalada pela condecoração do Professor Vieira de Almeida com o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública, a título póstumo, tendo a insígnia sido entregue ao seu filho, Vasco Vieira de Almeida, pelo Presidente da República.

Na ocasião foi, também, descerrado um busto de homenagem a Vieira de Almeida, que será exibido na Biblioteca da FLUL.

Entre os vários convidados, estiveram presentes na sessão familiares e amigos do Professor Vieira de Almeida, bem como membros da comunidade académica que se associaram a este tributo.

Filósofo, pensador, poeta, romancista, crítico literário e ensaísta, o Professor Doutor Francisco Vieira de Almeida (1888-1962), licenciou-se e obteve o grau de Doutor pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Reconhecido como preponderante filósofo e pensador pioneiro, original e talentoso na fusão entre o pensamento filosófico, a criação artística, a Psicologia e a História, Francisco Vieira de Almeida foi um ativo ator político na oposição ao Estado Novo e na luta pela Liberdade. Em 1987, foi designado Grande-Oficial da Ordem da Liberdade, a título póstumo.

Texto: Marisa Costa, FLUL - Divisão de Relações Externas