Novo espaço do American Corner inaugurado na Biblioteca da FLUL com a presença do Embaixador dos E.U.A.

Teve lugar, no passado dia 15 de novembro, a cerimónia de inauguração do novo espaço do American Corner na Biblioteca da Faculdade Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).

A sessão contou com a presença de Sua Excelência o Embaixador dos Estados Unidos da América (E.U.A.) em Portugal, George E. Glass, e de uma comitiva daquela Embaixada, integrada pelo Public Affairs Officer, Todd Miyahira, e pelo American Corners Liaison Officer, Vítor Santos. A delegação americana foi recebida pelo Diretor da Faculdade de Letras, Paulo Farmhouse Alberto, pela Subdiretora da FLUL, Alexandra Assis Rosa, pelo Diretor da Biblioteca da FLUL, José Pedro Serra, pela Diretora do Centro de Estudos Anglísticos (CEAUL/ ULICES), Teresa Cid, e pelo Coordenador do American Corner da FLUL, Pedro Estácio.

Reforçar laços e as relações de cooperação entre universidades dos E.U.A. e a Faculdade de Letras, estimulando a mobilidade de estudantes, investigadores e docentes, e ampliar os âmbitos de colaboração entre instituições de ensino superior daquele país e a FLUL foram alguns dos intentos expressos pelo Embaixador americano nesta visita à Faculdade de Letras, tendo sublinhado, ainda, o seu firme compromisso com a expansão do programa American Corners.




Espaço aberto à comunidade, orientado para o estudo, para a investigação, para o desenvolvimento de ideias e para a aquisição de conhecimento, o American Corner funciona como um laboratório de criatividade suportado numa infraestrutura tecnológica. O programa, administrado centralmente pelo Departamento de Estado dos E.U.A., pretende contribuir para o desenvolvimento de competências e de projetos no domínio da inovação que possam gerar impacto social e traduzir-se na capacitação pessoal, através de programas estratégicos, tais como a inovação e o empreendedorismo para o setor cultural, as artes e as indústrias criativas. Os American Corners constituem-se, também, como estrutura de suporte ao ensino da língua inglesa e à promoção da literacia da informação e do desenvolvimento de competências no domínio da tecnologia.

O American Corner da FLUL, inaugurado em 2011, integra uma rede global American Spaces, dedicados ao desenvolvimento de programas criativos com o intuito de promover conhecimento sobre os Estados Unidos da América, o seu povo, a sua cultura e os seus valores fundamentais. Localizado na Biblioteca, à semelhança dos seus congéneres presentes em outras Universidades nacionais e europeias, o American Corner da Faculdade de Letras tem desenvolvido um programa de atividades, único no âmbito dos American Corners, cujo modelo é especificamente dedicado às Artes e às Humanidades, sendo disso exemplo a iniciativa Beyond Creative realizada anualmente na FLUL, entre outras ações.

O espaço, provido com a tecnologia mais recente no que diz respeito ao equipamento informático, dispõe de acesso a vários recursos electrónicos, entre os quais a eLibrary USA, e encontra-se ao serviço da comunidade académica no piso térreo da Biblioteca da FLUL.



Fotografias: Paulo Carneiro Dias
Texto: Marisa Costa- Divisão de Relações Externas, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas

Fonte: FLUL – Biblioteca da FLUL/ American Corners Portugal