Instituto Confúcio da ULisboa distinguido na China

img 7226O 12.º congresso anual do Hanban (organismo governamental chinês responsável pelo ensino de língua no estrangeiro) reuniu mais de dois milhares de representantes de Universidades e dos 525 Institutos Confúcio de todo o mundo, nos passados dias 12 e 13 de dezembro, em Xi’an, cidade da província de Shaanxi, celebrizada pela sua riqueza arqueológica, em especial o exército de guerreiros de terracota do imperador Qin.

Da Universidade de Lisboa, estiveram presentes o Vice-Reitor, Professor Doutor João Barreiros, o Diretor da Faculdade de Letras, Professor Doutor Paulo Farmhouse Alberto, a Diretora do Instituto Confúcio da ULisboa, Professora Doutora Teresa Cid e o Vice-Diretor deste Instituto, Professor Doutor Wang Jincheng.

Num gesto de reconhecimento continuado pelo trabalho desenvolvido pelo Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa, foi-lhe atribuída a distinção 2017 Confucius Institute of the Year, tendo a Senhora Vice-Primeira Ministra, Liu Yandong, entregue ao Senhor Vice-Reitor da ULisboa a placa respetiva na cerimónia de abertura do congresso.

A delegação da ULisboa deslocou-se, ainda, a Tianjin, a convite da universidade chinesa sua parceira no Instituto Confúcio, a Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, representada pelo seu novo Presidente, Professor Doutor Chen Fachun, a fim de participar na celebração do 10.º aniversário da criação de Institutos Confúcio. Para além das sessões académicas de cariz protocolar, decorreram também entrevistas para as televisão e rádio da cidade, bem como para o canal de rádio difundido em língua portuguesa.

Do programa cultural, merece destaque o espetáculo de “Ópera de Pequim”, oferecido pela companhia de Tianjin que se apresentou em setembro passado na Aula Magna a convite do Instituto Confúcio, o qual foi apresentado por um aluno da ULisboa que se encontra presentemente a estudar como bolseiro em Tianjin, bem como a visita à nova biblioteca de Tianjin, em Binhai, uma obra notável de arquitetura.

Texto: ICUL
Fotografias: todos os direitos reservados