Az- Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS-IHA) e Amigos do Museu Nacional do Azulejo estabelecem protocolo

A Az- Rede de Investigação em Azulejo, grupo de investigação do ARTIS (Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), e os Amigos do Museu Nacional do Azulejo assinaram, no passado dia 9 de janeiro, um protocolo de colaboração científica que tem como principal objetivo a cooperação em iniciativas e projetos comuns relacionados com a investigação em História da Arte e, em particular, com a investigação sobre azulejo, assim como a realização de iniciativas de divulgação científica e cultural e a colaboração na preservação do património azulejar.

Na mesma sessão, que decorreu no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, foi também estabelecido um convénio específico que prevê a realização de atividades já em 2018, merecendo especial destaque a organização conjunta do AzLab#42, uma edição especial dedicada ao tema das “identidade(s) do azulejo em Portugal”, que decorrerá no dia 4 de outubro deste ano, na FLUL.

Tendo lugar mensalmente na Faculdade de Letras, os seminários AzLab têm como objetivo principal criar novas perspetivas de análise sobre questões relacionadas com o azulejo, entre as quais a investigação, o inventário, o colecionismo, a salvaguarda, a criação ou a divulgação do património azulejar. Integrada no mês do azulejo e nas celebrações do ano europeu do património cultural, a edição especial do AzLab#42 integrará uma conferência com a duração de um dia. A chamada para comunicações encontra-se disponível aqui.



Texto: Rosário Salema de Carvalho, Az- Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS-IHA)
Fotografias: Inês Aguiar, Az- Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS-IHA)