Embaixadores FLUL: eles vestem a camisola da Faculdade

Com o objectivo de promover a oferta formativa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Programa Embaixadores FLUL conta com a participação de vários alunos da Faculdade que vêem na iniciativa uma oportunidade de desenvolvimento de competências, valorizando a projecção da Faculdade fora de portas.

Lançado em 2014, o Programa, dinamizado pelo Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas da FLUL, tem sido reforçado nos últimos anos e conta agora com a participação de 13 alunos de diversas licenciaturas. O esclarecimento de questões sobre a oferta formativa e a interacção entre pares com outras instituições de ensino são outros dos objectivos.

Com este Programa, os Embaixadores FLUL têm a oportunidade de desenvolver competências nas áreas da comunicação em público, tornando-se mais interventivos na própria Academia. João Fernandes, aluno do curso de licenciatura em História e Embaixador FLUL há dois anos, salienta que “uma das grandes mais-valias foi ter ficado mais desinibido para falar em público, ouvindo e conhecendo diferentes opiniões acerca do ensino superior”.

O enriquecimento curricular e a criação de uma rede de contactos são também salientados por estes estudantes, como sublinha Manuel Sanches, aluno do curso de licenciatura em Artes e Humanidades, que entrou no Programa no presente ano lectivo: “o Embaixadores permite-me enriquecer o currículo, até porque estava curioso por saber como é estar do outro lado da interacção social com alunos do secundário, e não há ninguém melhor para falar da FLUL e dos seus cursos do que os alunos que neles se integram e gostam de aprender”.

Quem são os Embaixadores FLUL e como funciona o Programa

Maioritariamente alunos do 1.º ano dos cursos de Licenciatura da FLUL, os Embaixadores promovem a oferta formativa da Faculdade de Letras em feiras de orientação vocacional nas escolas secundárias, sobretudo através do esclarecimento de dúvidas dos estudantes e professores. Mas não só. Anualmente, participam em eventos como “Descobre a ULisboa”, “Futurália”, “Dia Aberto FLUL” e “Verão na ULisboa”. Na Faculdade, os Embaixadores acompanham grupos do ensino secundário em visitas guiadas durante todo o ano.

Este é um trabalho com resultados evidentes para o grupo de Embaixadores e para quem contacta com eles. Carlota Santos, aluna do curso de licenciatura em Línguas Literaturas e Culturas, destaca que “quando era aluna do ensino secundário, lembro-me de conversar com alguns alunos das respectivas faculdades, sendo que as minhas primeiras escolhas quando me candidatei basearam-se muito nesses testemunhos”. Também Catarina Veloso Serras, aluna do curso de licenciatura em Artes e Humanidades, conta que quer ajudar quem, como ela, se “sentiu perdido no período de candidaturas ao ensino superior, pelo que apresentar a FLUL é uma maneira de contrariar este sentimento que tive na altura”.

Há mais tempo no Programa, João Fernandes diz que “os alunos se mostram bastante interessados em relação aos vários cursos da Faculdade, pelo que colocar os alunos de Letras a transmitir, também, os valores da instituição a potenciais alunos, torna o processo de comunicação muito mais cessível”.

Os candidatos passam por uma entrevista de selecção e por um processo de formação, recebendo um Manual do Embaixador. Periodicamente são realizadas reuniões de avaliação com os alunos participantes. O Programa Embaixadores FLUL tem candidaturas abertas durante o ano.

Texto e Fotografia: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem, Comunicação e Relações Externas)