Boas-vindas aos novos alunos 2021/2022

O dia 1 de Outubro assinalou o regresso ao ensino presencial na Faculdade de Letras com uma sessão de boas-vindas aos novos alunos de 1.º ano da licenciatura.

destaque sessao boas vindas 2021Entre várias iniciativas, a semana de boas-vindas reuniu numa mesa-redonda o Director, Professor Doutor Miguel Tamen, dois antigos alunos da Faculdade de Letras e um aluno actual. Ouviram-se a antiga aluna Vera Nobre Leitão, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e actual Directora de Comunicação do banco BNP Paribas Portugal; Francisco Teles da Gama, licenciado e mestre em História e editor-chefe da FITA Magazine; e o aluno de Artes e Humanidades, treinador e comentador de futebol, Francisco Vaz Guedes Guimarães. A sessão decorreu no pátio grego e contou com a presença de cerca de 60 convidados, professores, alunos e funcionários.

Na abertura da sessão, o Director da Faculdade de Letras saudou o regresso ao ensino presencial pós-pandemia e salientou os excelentes resultados da instituição no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior deste ano, acrescentando “na Faculdade de Letras as coisas correm bem. Pelo quinto ano consecutivo preenchemos todas as nossas vagas na primeira fase de candidaturas e agora este Outono vão entrar 920 pessoas".

“Sinto que sou as Letras do sector económico” foi desta forma que Vera Nobre Leitão ilustrou os contributos da sua formação académica para o seu actual cargo como directora de comunicação de um banco internacional. Com um percurso que passou também pelo Centro de Estudos de Teatro e pela investigação, as várias possibilidades profissionais de um curso de Humanidades foram sublinhadas pela alumna, que afirmou ser importante “deixar as portas abertas para a vida se encarregar dos sítios onde temos de chegar. É bom não sabermos tudo logo”.

Já a entrada de Francisco Guimarães na Faculdade de Letras proporcionou-se depois dos 20 anos, após uma temporada como treinador de futebol na Índia. “Quando estou a estudar Teoria da Literatura estou a perceber melhor o que pensa a humanidade e quando estou diante de um jogador de futebol estou a descobrir a pessoa que está à minha frente”. A ligação entre o mundo do desporto e a Faculdade é imediata para este aluno de Artes e Humanidades, que encontrou no seu curso a possibilidade de “satisfazer a curiosidade de forma quase plena e de estudar várias coisas ao mesmo tempo”.

Tendo crescido em frente ao Mosteiro de Santa Maria da Batalha, e orientado pelo sonho de poder investigar aquele monumento, Francisco Teles da Gama afirma que não teve dúvidas na escolha da Faculdade de Letras para fazer a sua licenciatura em História “A Faculdade tem uma história muito grande, grandes investigadores, grandes Professores e, principalmente, medievalistas”.

Vagas do Concurso Nacional de Acesso preenchidas a 100%

Como sublinhado pelo Director, pelo quinto ano consecutivo, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa voltou a preencher 100% das vagas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2021.

Às 920 vagas da Faculdade de Letras candidataram-se este ano 5 578 estudantes. Em média foram seis os candidatos para cada vaga da Faculdade, um número que se mantém em relação à primeira fase do CNAES de 2020, e que sobe em relação a 2019 (cinco candidatos por vaga), de acordo com os dados publicados pela Direcção Geral do Ensino Superior (DGES). Estes números significam que apenas 16% do total de candidatos à Faculdade de Letras foram admitidos nesta primeira fase do CNAES 2021.

Um número muito elevado de estudantes candidatou-se à Faculdade de Letras como primeira escolha. Em 14 das 17 licenciaturasa nota do primeiro colocado foi igual ou superior a 18 valores; em 6 licenciaturas a nota do primeiro admitido foi superior a 19 valores;e o aluno admitido com a nota de colocação mais elevada entrou na Licenciatura em Estudos Comparatistas, com 20 valores de média de candidatura.

Faculdade de Letras constrói edifício novo

O ano lectivo que agora começa é também importante por outras razões: inicia-se a construção de um edifício novo. Isso significa que a Faculdade irá contar com mais salas de aula de várias tipologias e gabinetes para os professores. A Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ADFLUL), o Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP) e o Centro de Línguas (CLi-FLUL) ficarão também sediados neste novo espaço, que pode descobrir com mais pormenor aqui.

Nova numeração de salas no edifício central da Faculdade de Letras

O regresso ao trabalho presencial em 2021/2022 é também marcado pela renumeração das salas do edifício principal da Faculdade de Letras. Esta renumeração segue um modelo mais intuitivo e simples, como se refere na infografia. As plantas da Faculdade de Letras estão afixadas em todos os pisos do edifício e podem ser consultadas e descarregadas para os telemóveis aqui.

Na nova numeração, a letra inicial representa o edifício: no bloco A estão os Serviços; o bloco B corresponde à Biblioteca; o edifício central da Faculdade de Letras é identificado pela letra C.

infografia numeracao 2021

O primeiro dígito representa o piso: 0 para a cave, 1 para o primeiro piso, 2 para o segundo. Os dígitos seguintes numeram as salas. A nova numeração segue o sentido dos ponteiros do relógio a partir do átrio principal. Assim, uma sala com uma numeração mais baixa estará na ala esquerda; uma sala com uma numeração mais elevada estará na ala direita. As letras incluídas no final identificam salas às quais se acede através de uma antecâmara ou átrio anterior.

Para facilitar esta transição, está também disponível aqui uma lista que estabelece uma correspondência entre a nova numeração e a antiga.

Todas estas medidas têm como objectivo contribuir para o sucesso do ano lectivo de 2021/2022, assegurando-se o cumprimento das normas de segurança e circulação na Faculdade de Letras, também disponíveis aqui

 

Texto: Marisa Costa (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação) e Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)

Fotografia: Luísa Santos (FLUL-DREI, Núcleo de Cooperação Internacional) e Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)