Letras associa-se à Jornada Mundial da Juventude 2023

jornadas juventude 2023A Faculdade de Letras assinou um protocolo de colaboração com a Fundação JMJ – Lisboa 2023, que prevê dar apoio à difusão multilingue de documentos preparatórios da Jornada Mundial da Juventude - Lisboa 2023. Através da Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras e sob a coordenação científica do Centro de Línguas, a Faculdade, irá retroverter textos para alemão, inglês, francês, espanhol e italiano e fará também a revisão linguísticas de textos nestas línguas.

A sessão de assinatura do protocolo foi assinalada pelas intervenções do Professor Doutor Miguel Tamen, Director da FLUL, de Sua Excelência Reverendíssima, D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, Presidente da Fundação JMJ – Lisboa 2023, e do Professor Doutor Arnaldo do Espírito Santo, Presidente da ADFLUL. Participaram também, nesta breve cerimónia, o Reverendíssimo Monsenhor Duarte da Cunha e a alumna da Faculdade, Dra. Mariana Pacheco Loureiro, responsáveis pelo convite que conduziu ao estabelecimento desta colaboração. A JMJ - Lisboa 2023 fez-se representar também pelo seu Secretário-Geral, Dr. Duarte Ricciardi, e pelos responsáveis da Comunicação, Dra. Isabel Figueiredo e Dr. Paulo Rocha. A Faculdade de Letras esteve representada pela Subdirectora, Prof. Doutora Alexandra Assis Rosa, pela Directora do Centro de Línguas, Prof. Doutora Rita Queiroz de Barros, pela assessora do Presidente da ADFLUL, Dra. Paula Antunes, pela coordenadora da DREI, Dra. Eduarda Camilo, e pela chefe de gabinete do Director, Dra. Valentina Oliveira.

Para a Fundação JMJ – Lisboa 2023, como sublinhou o seu Presidente, esta colaboração é muito importante para que os jovens de várias nacionalidades possam ser convidados, nas suas línguas maternas, para visitarem Lisboa e participarem na Jornada Mundial da Juventude. Antes ainda do lançamento do concurso para o logótipo da JMJ em Lisboa, a Faculdade de Letras foi a primeira instituição a associar-se a esta iniciativa que prevê juntar em Lisboa perto de dois milhões de jovens de todo o mundo.