Escritor Mário de Carvalho condecorado pelo Presidente da República na Faculdade de Letras

3 mcO escritor Mário de Carvalho foi esta segunda-feira, 22 de Novembro, condecorado na Faculdade de Letras pelo Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em cerimónia pública de homenagem.

Na abertura da sessão, o Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Luís Ferreira, manifestou ao escritor o “apreço e o agradecimento da Universidade de Lisboa pelo seu percurso de 40 anos de vida literária”, sublinhando o “esforço e o mérito” que as universidades portuguesas “deverão permanentemente homenagear”.

Nas suas palavras de homenagem, a Professora Emérita da Faculdade de Letras Paula Morão enfatizou a obra de Mário de Carvalho, ”escritor maior, de entre aqueles que o são”, lendo alguns excertos do autor que ilustram a “qualidade e o rigor tanto nos textos que ficcionam o passado (…) como em todos aqueles em que o quotidiano é romantizado”.

O ensaísta, crítico literário e Professor aposentado da Faculdade de Letras Manuel Frias Martins recordou, no seu discurso, o percurso literário do escritor, desde a década de 70, salientando o talento de Mário de Carvalho, evidente desde cedo, dotado de “uma imaginação fulgurante no quadro de um domínio espantoso da língua portuguesa”.

Mário de Carvalho, agradecendo aos intervenientes na sessão, à Faculdade de Letras e à Universidade de Lisboa, declarou-se grato ao Presidente da República pela homenagem, um renovado “sinal de louvável interesse pelas coisas da Cultura”.

Um reconhecimento público “da República portuguesa e dos portugueses”, a insígnia foi entregue a Mário de Carvalho pelo Presidente da República que elogiou os 40 anos de dedicação à literatura do “estudante oposicionista, militante clandestino, preso político, exilado, advogado, homem de causas, comprometido por necessidade histórica, sentido de justiça ou afinidade”, lembrando, ainda, a humildade e a simplicidade do escritor.

Estiveram também presentes na cerimónia de homenagem o Director da Faculdade de Letras, Professor Doutor Miguel Tamen; Pedro Mexia e Helena Nogueira Pinto, Assessores Culturais da Presidência da República; o antigo director editorial da Porto Editora Manuel Alberto Valente, bem como as filhas de Mário de Carvalho e outros familiares e amigos do escritor, entre várias individualidades da vida académica e cultural.

A Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique distingue “quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no País e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores”, segundo informação sobre as ordens honoríficas portuguesas disponibilizada online pela Presidência da República.

Texto: Marisa Costa (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)

Fotografia: Luísa Santos (FLUL-DREI, Núcleo de Cooperação Internacional)