Lição de Paula Morão

Paula Morão, Professora Catedrática do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, profere no dia 3 de Fevereiro de 2022, entre as 11h e as 14h, no Anfiteatro I da FLUL, a lição A luz nos livros (Gastão Cruz) - Colecções de poesia portuguesa, alguns casos (século XX)

pamm

4 mcNa mesma sessão, será entregue à Professora Doutora Paula Morão um volume de estudos em sua homenagem, organizado pelo Centro de Estudos Clássicos e pelo Centro de Estudos Comparatistas.

Paula Morão é Professora Emérita da Universidade de Lisboa, título que recebeu em Abril de 2021 em reconhecimento do mérito académico e da relevância da sua actividade científica.

As suas principais áreas de investigação e de ensino são a Literatura Portuguesa dos séculos XIX a XXI, a Literatura Autobiográfica, a Crítica Textual aplicada a textos modernos e as relações entre Literatura e Artes. Membro do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras durante vários anos, aí coordenou uma equipa de investigação sobre auto-representação na literatura e nas artes. Mais recentemente, deve-se-lhe a coordenação da reedição da obra de Fernanda Botelho. É também colaboradora do Centro de Estudos Clássicos, aí desenvolvendo investigação na área da recepção dos autores clássicos.

Licenciou-se em Filologia Românica pela FLUL em 1974, ano em que iniciou a sua carreira universitária como assistente na Faculdade de Letras, trabalhando com o Professor Doutor Jacinto do Prado Coelho. Em 1988 completou o Doutoramento em Literatura Portuguesa.

Entre 1998 e 2000 foi Presidente da Comissão Executiva do Departamento de Literaturas Românicas da FLUL, e Vice-presidente do Conselho Científico da Faculdade de 2002 a 2004. Entre Abril de 2007 e Novembro de 2009 exerceu as funções de Directora-Geral do Livro e das Bibliotecas. Foi Directora da Área de Literaturas, Artes e Culturas entre 2011 e 2013 e, posteriormente, Directora do ICLP - Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.

A lição da Professora Doutora Paula Morão será aberta a toda a comunidade académica e terá transmissão em streaming aqui.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Alumni e Mecenato)

Fotografia: Luísa Santos (FLUL-DREI, Núcleo de Cooperação Internacional)