Faculdade de Letras recebeu os novos estudantes 2022/2023

01A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa deu as boas-vindas aos novos estudantes 2022/2023, numa sessão que decorreu no Anfiteatro I a 14 de Setembro de 2022, e que contou com a presença de mais de 250 pessoas, entre docentes, actuais alunos e funcionários da Faculdade.

Conduzida pelo Director da Faculdade de Letras, Professor Doutor Miguel Tamen, a sessão incluiu no painel de convidados dois antigos alunos da Faculdade - Pedro Moreira, licenciado em História e Presidente do Conselho de Administração da EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa, e Pedro Neto, licenciado em História, variante de Arqueologia, e Director Executivo da Amnistia Internacional Portugal - e da actual aluna da licenciatura em Estudos Clássicos Lia Alves, autora do projecto @es.tu.dar.

Na abertura da sessão, o Director da Faculdade de Letras destacou que “uma das coisas mais interessantes das pessoas que passam por esta Faculdade é a variedade daquilo que fazem, independentemente daquilo que fizeram. Isto dá uma ideia de que as Humanidades são muito mais variadas, muito mais criativas e muito mais interessantes do que as pessoas que não são de Humanidades acham”.

A aluna Lia Alves, revelando a surpresa pelo convite para participar na sessão, apresentou o seu projecto online @es.tu.dar, que desenvolve nas redes sociais. Recorrendo a vídeos e imagens, a aluna apresenta resumos, escolares e académicos, e métodos de estudo num studygram (comunidade de estudo online). “Nas minhas páginas de Instagram, TikTok e Youtube mostro a minha rotina na Faculdade de Letras e falo dos métodos de estudo, como se gere o estudo e a forma prática de o fazer”, revelou Lia Alves. A aluna contou também que, no caso da sua licenciatura, “ter esta presença nas redes sociais é fundamental (...) para podermos perceber a importância que os estudos clássicos têm na actualidade”.

Licenciado em História, o alumnus Pedro Moreira começou a sua carreira profissional como Assistente da unidade curricular Paleografia e Diplomática. Com uma passagem pela Comissão dos Descobrimentos Portugueses e pela EGEAC, Pedro Moreira foi também Director de Marketing e Visitor Attractions na Lismarketing, Associação de Turismo de Lisboa. Na sessão de boas-vindas aos novos estudantes, o alumnus falou sobre a importância de algumas unidades curriculares da Faculdade de Letras no seu trabalho diário, nomeadamente, Metodologia de História: “essa disciplina [é] essencial (...) porque ela leva-nos a aprender a gerir processos que são fundamentais para a nossa actividade profissional, seja ela qual for”, referiu.

O alumnus Pedro Neto, licenciado em História variante de Arqueologia, foi Presidente da ONGD Orbis-Cooperação e Desenvolvimento, em Aveiro, onde levou a efeito projetos de desenvolvimento nos PALOP e Brasil. Como actual Director Executivo da Amnistia Internacional Portugal, afirmou que utiliza tudo aquilo que aprendeu na licenciatura: “História dá-me todo o enquadramento que hoje, no tempo das redes sociais e de tudo o que é imediato, nos esquecemos, [ajuda a] contextualizar os acontecimentos para os entender”. Pedro Neto destacou ainda que, depois da Faculdade de Letras, tenta “implementar no trabalho o mesmo rigor do método científico (...) não fazendo ciência, tento fazê-la aplicando-a ao presente”.

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa preencheu 100% das vagas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2022, pelo sexto ano consecutivo.

Às 900 vagas da Faculdade de Letras candidataram-se 5.776 estudantes. De acordo com os dados publicados pela Direcção Geral do Ensino Superior (DGES), a Faculdade de Letras registou, em média, uma procura de seis candidatos para cada vaga, um número que se mantém em relação à primeira fase do CNAES 2021. Estes números revelam que apenas 16% do total de candidatos à Faculdade de Letras foram admitidos nesta primeira fase do CNAES 2022. Saiba mais aqui.

Texto: Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)

Fotografia: Ricardo Ascenção e Tiago Artilheiro (FLUL-DREI, Núcleo de Imagem e Comunicação)

Vídeo: António Paulo e Arménio Tomaz (FLUL-DSI, Divisão de Sistemas e Informática)