Simpósio | Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) organiza, entre os dias 30 e 31 de Maio, o simpósio Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence, um evento que se propõe discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

apocalyptic violence 2023O evento, liderado por Ana Travassos Valdez, Investigadora Principal do Centro de História da Universidade de Lisboa, e Telma Amorim, da FLUL, junta professores e investigadores portugueses e de países anglófonos, incluindo Estados Unidos da América, Reino Unido e África do Sul.

Ana Travassos Valdez, também responsável, juntamente com Arnaldo do Espírito Santo, Professor Emérito da Universidade de Lisboa, pela identificação do manuscrito original da Clavis Prophetarum (Chave dos Profetas), do Padre António Vieira S.J., explica que o objectivo desta iniciativa “é criar um think tank transdisciplinar e internacional em Lisboa, aproveitando a localização estratégica geopolítica portuguesa para discutir o impacto das expectativas escatológicas (proféticas, messiânicas e apocalípticas) nas ditas crises religiosas do século XXI que envolvem violência e actos de terrorismo”.

Para mais informações clique aqui.